Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Subsídio Lição 11 - A lâmpada arderá continuamente



INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo do livro de Levítico, falaremos a respeito do ardor contínuo das lâmpadas e do fogo do altar.
- A perseverança é condição para a salvação.

I – O FOGO DO ALTAR
- Na sequência do estudo do livro de Levítico, analisaremos hoje a questão da perseverança, que é tipificada por duas disposições do culto da antiga aliança, quais sejam, as que dizem respeito ao fogo do altar de cobre e às lâmpadas do candelabro, que ficava no lugar santo.
- Ambas as disposições têm em comum a ordem para que houvesse o ardor contínuo, ou seja, o fogo deveria queimar ininterruptamente no altar de cobre, onde eram feitos os sacrifícios, como também as lâmpadas deveriam ser alimentadas com azeite de modo contínuo, para que, igualmente sem interrupção, fosse iluminado o lugar santo.
- Esta continuidade tipifica a perseverança, que é uma condição para a salvação, pois o Senhor Jesus, em Seu sermão profético, disse que só aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt.24:13), tipificação que mostra, com absoluta clareza, que se faz necessária a contribuição humana para que se tenha a manutenção da iluminação espiritual que nos adveio da parte do Espírito Santo quando cremos em Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador de nossas vidas.
- Na Versão Almeida Revista e Corrigida, esta continuidade exigida em ambas as disposições da lei mosaica que estaremos a analisar é expressada pelo uso do advérbio “continuamente”, que, em Levítico, aparece em cinco oportunidades, uma com referência ao fogo do altar (Lv.6:13) e quatro, com relação às lâmpadas do candelabro (Lv.24:2,3,4,8).
- Trata-se da palavra hebraica “tâmîdh” ( תמיד ) , “…de uma raiz desusada que significa estender; (propriamente) continuação (como extensão indefinida); mas é usada apenas como (atributivamente como adjetivo) constante ou (como advérbio) constantemente; elipticamente, o sacrifício (diário) regular;
continuamente, perpetuamente, (de) contínuo, sempre, incessantemente, sem cessar, contínuo, vitalício, constantemente, diário. Substantivo masculino que significa continuidade. Esta palavra normalmente se refere a ações concernentes a rituais religioso: Deus ordenou que os israelitas apresentassem continuamente o pão da proposição sobre uma mesa no Tabernáculo (Ex.25:30). Semelhantemente, o pão especial deveria ser colocado sobre a mesa continuamente a cada sábado (Lv.24:8). A hora das refeições também podia ser vista como seguindo um padrão definido: Davi ordenou que Mefibosete sempre comesse com ele (II Sm.9:7). Sob outra ótica, o salmista se referiu a Deus como aquele a quem ele podia continuamente recorrer em momento de necessidade (Sl.71:3)” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, verbete 8548, pp.2005-6) (destaques originais).

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.