Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dinâmica da Lição 05: A Evangelização Urbana e suas Estratégias (Adultos)




Dinâmica: Evangelização urbana e suas estratégias    
                  
Na lição 5, os alunos vão estudar a respeito da necessidade de estabelecermos estratégias para a evangelização urbana. Estratégia é a "parte da arte militar que trata das operações e movimento de um exército", um plano de ação para vencer uma barreira ou inimigo. Estamos em uma guerra espiritual e precisamos de estratégias para vencer o Inimigo.

Objetivo:
 Mostrar aos alunos a necessidade de estabelecer estratégias de evangelismo para alcançar as cidades.

Materiais didáticos:
Folha de papel ofício
caneta,
quadro,
potes com as tiras de papel com as estratégias.

Atividade didática:
Esta dinâmica vai ajudar a trabalhar a introdução da lição e o primeiro tópico. Escreva no quadro uma definição de estratégia ("Parte da arte militar que trata das operações e movimento de um exército"). Em seguida peça, que os alunos formem três grupos. Cada grupo deverá tirar uma tira de papel do pote com a estratégia que terá que ser debatida e explicada pelo grupo. Para concluir, peça a seus alunos que formem um único grupo. Cada grupo terá dez minutos para explicar a estratégia que contida na tira de papel que tirou do pote.
ESTRATÉGIAS
1- A estratégia de Jonas;
2- A estratégia de Pentecostes;
3- A estratégia de Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Fonte: Revista Ensinador cristão Nº 67




Dinâmica: Estratégias para os desafios da evangelização urbana

Objetivo:
Encontrar estratégias específicas para os grandes desafios da evangelização urbana.

Material didático:
Caneta
Papel ofício ou A4
O texto sugerido

Atividade didática:
Entregue aos alunos o texto: Os desafios de Evangelizar na realidade urbana, em seguida leiam juntos e reflitam sobre os desafios apresentados no texto (É importante que nesse momento inicial os alunos discutam apenas sobres esses desafios e não sobre as estratégias para resolvê-los). Para isso é importante que seja entregue a cada grupo caneta e papel a fim de que tudo fique registado no papel. Após a discussão divida a turma em grupos de três. Dê-lhes a seguinte tarefa: Os grupos deverão discutir entre si quais as melhores estratégias para conseguirmos vencer esses desafios da realidade urbana atual? Estipule um tempo para os grupos discutirem entre si. Esgotado tempo proposto, solicite a cada grupo que vá a frente para expor e discutir com a turma as estratégias que eles conseguiram registar no papel. Após a apresentação de todos os grupos, recolha os papeis com as estratégias apresentada, e informe à turma que o material irá ser reorganizado em um só arquivo e em seguida será impresso e entregue ao pastor da igreja ou ao líder de evangelização, como proposta apresentada pela classe.

Texto: Os desafios de Evangelizar na realidade urbana

Dentro da chamada modernidade líquida ou Pós-Modernidade, estamos vivendo o fenômeno de uma “mudança de época” dos fatos, envolvendo culturas, costumes, pessoas etc. Nesse contexto social e religioso, o desafio é evangelizar as cidades, as quais, com seus habitantes, vivem realidades dinâmicas: com relação ao deslocamento rápido das pessoas para o trabalho e lazer e os espaços físicos diversificados com relação à moradia. Nesse ambiente urbano os desafios para a evangelização são os prédios, com os muitos apartamentos, os aglomerados nas periferias, os condomínios, com suas leis e exigências, e as típicas favelas urbanas. Aliado a esse fato, hoje, o ser humano moderno e urbano está sendo bombardeado por tantas informações que o deixam indiferente àqueles valores inerentes ao próprio ser humano, como pessoa constitutiva dessa realidade social e religiosa. Esse novo ser humano vive no isolamento, apesar de estar no meio de tanta gente, cultivando um relativismo religioso; sem compromisso com Deus, com a religião, com sua fé e com o social. Este é o grande desafio para a religião e para a evangelização nos múltiplos ambientes das grandes cidades. Na questão urbana, notamos ainda as grandes massas que se formam nessas megalópoles, nas quais as pessoas perdem sua identidade e os valores humanos, parte importante de sua cidadania social e religiosa. Por isso, no processo de evangelização, é preciso confiar na ação do Espírito Santo e aplicar estratégias diferenciadas.
Fonte do texto: http://www.a12.com

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

http://www.ensinadorcristao.com.br 




Dinâmica: Evangelização urbana

Objetivo: Introduzir o estudo sobre “Evangelização urbana”.

Material:
04 cartolinas
04 pincéis atômicos

Procedimento:
- Inicialmente procure conceituar o que é “Evangelização urbana”, partindo daquilo que os alunos já conhecem.
- Depois reflitam sobre as características positivas e negativas da região urbana para a evangelização.
- Dividam a turma em 04 grupos e peçam para cada grupo apresente 02 estratégias de evangelização urbana que já conhecem e 02 sugestões novas.
Entreguem para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico para que escrevam as respostas.
- Depois cada grupo deve apresentar suas sugestões.
- Em seguida, cada aluno deve escolher 01 estratégia de evangelização para realizar durante a semana.
No domingo seguinte, eles devem relatar como aconteceu o evangelismo.

Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.