Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dinâmica da Lição 01: O que é Evangelização (Adultos)



Dinâmica: Anunciando

Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de Salvação.

Material:
Chocolate para uma parte da turma.

Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram alcançadas.
- Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o evangelho.


Por Sulamita Macedo.




Dinâmica: Evangelismo, missão suprema da Igreja

Prezado professor, neste trimestre, estudaremos a respeito da missão mais importante e urgente da Igreja: a evangelização de todos os povos.
Objetivo:
Mostrar que evangelizar é a missão mais importante e urgente da Igreja de Cristo.
Material didático:
Palitos de churrasco.
Atividade didática:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre. Em seguida, faça a seguinte indagação aos alunos: "Qual a missão suprema da Igreja?". Ouça as respostas e diga que é a evangelização. Explique que a evangelização é responsabilidade de todos os crentes, e não apenas do pastor, evangelista e missionário. Em seguida, entregue a um aluno um palito de churrasco e peça que ele o quebre ao meio. Com certeza, o(a) irmão(a) não terá dificuldade em quebrar o palito. Diga que para a igreja cumprir sua missão na localidade onde ela está inserida também não terá tanta dificuldade, se cada crente for uma testemunha de Jesus. Depois pegue três palitos de churrasco e peça que outro(a) irmão(a) quebre os três juntos. Com certeza, o grau de dificuldade será maior, mas com esforço é possível. Em seguida, pegue uns 15 palitos e peça que outro(a) aluno(a) tente quebrar todos de uma vez. Com certeza, ele(a) não conseguirá. Então, distribua os palitos entre os alunos e peça que cada um quebre um. Diga que a tarefa se tornou possível e mais fácil, pois todos deram a sua contribuição. Mostre que assim é a obra missionária — sozinho, ninguém conseguirá fazê-la com sucesso, mas unidos conseguiremos alcançar o nosso bairro, cidade, país e as nações.
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José


Dinâmica: O Bombom da salvação
Objetivo:
Conscientizar os alunos da necessidade de pregarmos a mensagem da salvação todos.
Material didático:
Uma caixa de bombom
Atividade didática:
Previamente, abra a caixa e retire alguns bombons, deixando apenas uma quantidade que dê apenas para metade da classe. Diga aos alunos que você trouxe um prêmio para eles. Todos serão premiados pelo esforço, dedicação e participação nas aulas. Entregue a caixa a um dos alunos e permita que cada um pegue o bombom que preferir. É evidente que faltarão alguns bombons. Então, os que ganharam certamente irão reclamar. Pergunte o porquê das reclamações. Comente que é desagradável ver os outros se deliciarem com o chocolate enquanto apenas se observa. Diga-lhes que na vida espiritual é isso que vem acontecendo, enquanto muitos se deliciam com a mensagem da salvação, outros estão tristes desanimados, vivendo uma vida de pecados, pois não receberam, como vocês, o bombom espiritual do Evangelho. Se vocês ficaram chateados por não terem acesso a um simples bombom, imaginem se não tivéssemos o direito de ouvir a mensagem de salvação? Deus é justo e jamais procederia dessa forma. Ele não faz acepção de pessoas. Em seguida, pegue os bombons que você retirou e entregue aos alunos que não receberam. Enquanto você distribui os bombons conscientize seus alunos que a mensagem de salvação deve ser entregue a todos e não apenas a alguns.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.