Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

subsídio Lição 3 - A natureza da Igreja


 

 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da Eclesiologia, analisaremos a natureza da Igreja.
- A Igreja é una, santa, universal e apostólica.


I – A IGREJA É ESPIRITUAL


- Na sequência do estudo da Eclesiologia, ou seja, a doutrina bíblica da Igreja, analisaremos a natureza da Igreja.
- Na lição anterior, vimos algumas imagens bíblicas da Igreja, imagens estas que nos explicam muito da natureza da Igreja, aliás foram ali postas pelo Espírito Santo precisamente para que, de modo pedagógico, entendêssemos e compreendêssemos o que é a Igreja.
- Quando falamos da “natureza” de algo, estamos, em verdade, a dizer quais são os elementos que caracterizam aquele ser dos demais, quais são as suas características próprias, as suas “propriedades”, aquilo que faz com que o ser seja aquilo que efetivamente é.
- Quando dizemos que “algo é natural” estamos a dizer que aquela característica, aquele episódio já era esperado, decorre da própria existência e identidade daquilo. Assim, quando dizemos que “uma ave voar” é algo natural, estamos a dizer que é próprio da ave o voo, é sua propriedade, é sua característica.
- Então, quando discorremos sobre a “natureza da Igreja”, estamos a verificar o que é próprio da Igreja, o que é característico dela, algo que é de fundamental importância, pois nos dará o devido discernimento para que não venhamos a confundir as coisas, notadamente diante do grande esforço satânico para que venhamos a descrer na Igreja e, por conseguinte, dela nos afastarmos, o que representará a nossa perdição.
- Já vimos que a Igreja é um projeto divino, um mistério que o Senhor manteve oculto até a sua revelação por Nosso Senhor e Salvador em Cesareia de Filipe após o Pai ter revelado a Pedro de que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo.
- Em sendo assim, vemos que, sendo um projeto divino, necessariamente a Igreja deverá ter características que a assemelham ao seu Criador. A Igreja, em verdade, é uma imagem e semelhança de Deus, pois nada mais é que a humanidade que se conforma à imagem de Jesus (Rm.8:29), o homem que é a “expressa imagem do Pai” (Hb.1:3).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.