Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo: Refletir sobre o Relativismo, apontado no item I da lição.
Enfatizar o posicionamento do cristão tendo como parâmetro a Palavra de Deus.
Balas doces e azedas para cada aluno
01 prato descartável (para as balas doces)
01 prato descartável (para as balas azedas)
Procedimento:
Antes da aula:
- Retirem o papel das balas.
- Coloquem as balas doces em 01 prato e as azedas em outro.
Na aula:
- Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
- Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se tem outra característica.
Aguardem que todos emitam suas opiniões.
Observem a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode ocorrer opiniões divergentes e iguais.
- Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem o mesmo procedimento já citado da bala doce.
- Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala doce, da bala azeda e também dos que gostam das duas.
- A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A primeira bala que era doce: alguns confirmaram que realmente era doce outros falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No relativismo também é assim. As ideias, as opiniões e argumentos são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas as opiniões são aceitas e respeitadas, pois não há parâmetro.
- Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de Deus, que encontramos na Palavra de Deus.
- Vejam o que a Bíblia afirma:
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.