Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 9 de maio de 2023

Subsídio Lição 7 - O relacionamento entre nora e sogra


 

 

INTRODUÇÃO


- Na continuidade do estudo dos relacionamentos familiares, estudaremos hoje o complexo relacionamento entre nora e sogra.
- O relacionamento entre Noemi e Rute é um exemplo a ser seguido, até porque trouxe ele, para nós, a salvação em Cristo Jesus.


I – A MULHER E A MATERNIDADE – A ORIGEM DA POSSIBILIDADE DE CONFLITO ENTRE SOGRA E NORA


- Na continuidade do estudo dos relacionamentos familiares, abordaremos hoje o relacionamento entre nora e sogra, lição que é dada precisamente no segundo domingo do mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães, efeméride, aliás, que teve origem na Escola Bíblica Dominical.
- O Senhor, ao criar o homem, quis fazê-lo sexuado (Gn.1:27), quis que fosse o único ser moral do universo que fosse sexuado. Assim, parabém ilustrar a imagem e semelhança divina na criatura humana, gerou uma complementaridade entre homem e mulher, para que nela se refletisse a comunhão que há entre as Pessoas Divinas, como também se exercesse, por questões naturais até, o amor ao próximo, um dos pilares da sustentação espiritual do ser humano, ao lado do amor a Deus.
- A sexualidade, pois, abarca uma série de características próprias ou do homem, ou da mulher, que, necessariamente distintas um do outro, são complementares, fazendo com que, na união de um homem e de uma mulher, tenhamos a unidade, a união. Não é por outro motivo que o texto sagrado diz que, no casamento, marido e mulher formam uma só carne (Gn.2:24; Mt.19:5; Ef.5:31), ou seja, os sexos são partes (e a palavra “sexo” significa precisamente “parte”) que formam o “um”, a “unidade”.
- Dentre as peculiaridades dadas à mulher encontramos a maternidade. Ao pôr nome na sua companheira, Adão a chamou de “Eva”, cujo significado é “mãe de todos os viventes” (Gn.3:20). Ao assim fazer, Adão reconhecia que a tarefa mais sublime da mulher é a maternidade.
- Um dos propósitos divinos dados ao homem é o de se reproduzir, gerar novos seres humanos, fazendo-o participante da obra criadora de Deus. À mulher, porém, foi dada uma tarefa peculiar, porque, além de contribuir, junto com o homem, na criação do novo ser, foi ela incumbida de ter um relacionamento todo especial com o filho, gestando-o e estabelecendo com ele um primeiro relacionamento, de grande intimidade, já que a criança está em seu próprio ventre. 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.