Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Subsídio LIÇÃO Nº 6 – A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da Bibliologia, analisaremos a Bíblia como um guia para a vida.
- A Bíblia concede sabedoria ao homem.


I – A SABEDORIA COMO GUIA DE ORIENTAÇÃO NA VIDA SOBRE A FACE DA TERRA


- Na sequência do estudo da doutrina da Bíblia, veremos as Escrituras como um guia para a nossa vida. O Salmo 119, situado no coração do texto sagrado, pois é precisamente a metade da revelação divina ao homem, trata da própria Palavra de Deus e é ali que está registrado que ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl.119:105), a indicar, pois, que ela é um “farol” que nos orienta no “mar desta vida”.
- O Senhor Jesus disse que a verdade iria guiar os Seus discípulos e que tal verdade nos seria mostrada pelo Espírito Santo (Jo.16:13) e isto tem tudo a ver com a Bíblia Sagrada, pois, como já temos visto, ao longo do trimestre, a compreensão das Escrituras se dá por intermédio do Espírito Santo e, deste modo, Ele anuncia a Cristo Jesus para nós (Jo.16:13,14).
- Este é um dos motivos, aliás, porque Tiago nos diz que o Senhor dá a todos liberalmente sabedoria, é o pedido que Ele sempre atende (Tg.1:5), pois tem interesse em Se revelar ao homem, tanto que Jesus foi feito sabedoria por Deus para nós (I Co.1:30).
- Esta sabedoria nada mais é que o resultado de passarmos a guiar as nossas vidas conforme as Escrituras Sagradas. Não é por acaso, aliás, que o homem mais sábio que já houve sobre a face da Terra, o rei Salomão (I Rs.3:12), que, inclusive, será o escolhido pelo Espírito Santo para escrever os principais textos a respeito de sabedoria na Bíblia, faz questão de mostrar que o sábio é sempre aquele que faz a vontade do Senhor, que segue os Seus preceitos, enfim, que vive conforme a Sua Palavra.
- Não é, portanto, coincidência que o primeiro tema do livro de Provérbios, que ao lado de Eclesiastes são os dois principais livros sapienciais das Escrituras, tenha sido precisamente o tema da sabedoria, a sua necessidade e importância.
- Salomão foi inspirado por Deus para nos deixar escritos não só que nos ensinem a viver sabiamente, mas que mostrassem a grande importância da própria sabedoria como elemento a ser possuído por todo aquele que deseja ter uma vida vitoriosa neste mundo.
- O livro de Provérbios começa indicando quem é o autor do livro, a saber, Salomão, filho de Davi, rei de Israel (Pv.1:1), ainda que, na verdade, os dois últimos capítulos do livro não tenham sido escritos por ele, mas, sim, por Agur (Pv.30) e por Lemuel (Pv.31), muito provavelmente sábios que conviveram com o rei Salomão. 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.