Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Subsídio Lição 4 - A estrutura da Bíblia

 


 

INTRODUÇÃO


- Na continuidade do estudo da Bibliologia, analisaremos a estrutura da Bíblia.
- A Bíblia é uma coleção de livros.


I – A BÍBLIA É UMA COLEÇÃO DE LIVROS


- A palavra “Bíblia” é de origem grega e seu significado é “os livros”, ou seja, é um nome plural, que já indica que as Escrituras se constituem de um conjunto de livros, uma verdadeira “biblioteca”.


- “…A unidade e existência física da Bíblia até nossos dias só pode ser explicada como um milagre. Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos (…). Quanto à unidade física da Bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram-se e agruparam-se num só volume; isso é obra de Deus Sabemos que os escritores não escreveram os 66 livros de uma só vez, nem em um só lugar, nem com o objetivo de reuni-los num só volume, mas em intervalos durante 16 séculos, em lugares que não de Babilônia a Roma…” (GILBERTO, Antonio. Manual da Escola Dominical, 5. ed. aumentada e melhorada, p.40).


- Os israelitas referiam-se às Escrituras como sendo “a lei e os profetas” (Mt.7:12; Mt.22:40; Lc.16:16) ou “lei de Moisés, profetas e salmos” (Lc.24:44), expressão que até hoje é utilizada pelos filhos de Israel, que se referem aos escritos sagrados do que nós chamamos de Antigo Testamento como sendo a TANACH (Torá – lei; Neviim – profetas e Chetuvim – escritos).


- Também eram conhecidos simplesmente como “Escrituras”, como vemos em Mt.21:42; 22:29, 26:54,56; Mc.12:24; 14:49; Lc.24:27,32,45; Jo.5:39; At.17:2,11; 18:24,28; 15:4; I Co.15:3,4, ou, “Santas Escrituras” (Rm.1:2) ou “Escrituras dos profetas” (Rm.16:26) ou “Escritura” (Mc.12:10; 15:28; Lc.4:21; Jo.2:22; 7:38,42; 10:35; 13:18; 17:12; 19:24,36,37; 20:9; At.1:16; 8:32; Rm.4:3; 9:17; 10:11; 11:2; Gl.3:22; 4:30; I Tm.5:18; II Tm.3:16; Tg.2:8,23; 4:5; I Pe.2:6; II Pe.1:20).


- Numa demonstração de que os textos do Novo Testamento foram reconhecidos pela Igreja com a mesma autoridade do Antigo Testamento, vemos o apóstolo Pedro chamando de “Escrituras” os textos de Paulo (II Pe.3:15,16).


- Inicialmente, aliás, os israelitas mantinham os livros separados entre si, em rolos, o que é mais do que compreensível, uma vez que, antes da invenção da imprensa e do uso do papel, os escritos eram feitos à mão e em materiais como o papiro (resina feita de uma planta abundante no Egito) e o pergaminho (pele de carneiro).

- Mas como eram produzidos estes escritos? Pois bem, desde que o homem sentiu a necessidade de registrar o seu saber, muitas foram as formas pelas quais ele escreveu. As descobertas arqueológicas3 têm mostrado que os homens utilizaram vários materiais para escrever, tais como as tábuas de argila (usadas pelos sumérios e demais povos da Mesopotâmia), inscrições em cavernas e paredes (como os egípcios nas paredes de seus templos e das pirâmides).


- Entretanto, a forma de escrita mais disseminada na Antiguidade foi através do uso do papiro e do pergaminho. O papiro, cujo uso parece ter se originado no Egito, onde era planta abundante, é uma planta aquática, da qual se utilizava o cerne do colmo. "…O cerne era cortado em fatias de pequena espessura, as quais eram coladas lado a lado a fim de formarem uma 'página' com cerca de 25 a 30 cm. Sobre esta primeira camada era colada uma outra em ângulo reto e tudo isso era submetido à pressão e deixado a secar. Então as folhas eram coladas, formando rolos, algumas vezes bastante longos.(…). Os gregos chamavam o papiro de biblos e um rolo de papiro era um bíblion, de onde nos vêm as palavras 'Bíblia' e 'livro'(…). Um rolo de papiro era escrito somente de um lado(…). O papiro é um material bastante durável, contanto que não umedeça. E é precisamente por esse motivo que quase todos os manuscritos em rolo de papiro que têm chegado até nós foram preservados no Egito, onde o clima é desértico e seco." (R.N. CHAMPLIN. Papiro. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.5, p.55). A grande parte dos escritos sagrados nas sinagogas era escrita em papiro (Lc.4:17).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.