Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

SUBSÍDIO Lição 5 - Fruto do Espírito: o eu crucificado

 



INTRODUÇÃO 

- O fruto do Espírito Santo é uma noção das Escrituras Sagradas que nos mostram que a vida de comunhão com Deus não é algo teórico, mas uma transformação que modifica totalmente as ações do verdadeiro e autêntico servo do Senhor. 

- A presença do fruto do Espírito Santo é a verdadeira identidade do cristão, pois, como nos ensinou o próprio Jesus, pelos frutos temos condição de conhecer a condição espiritual das pessoas (Mt.7:16-20). 

I - LIÇÕES ESPIRITUAIS DO CONCEITO DE FRUTO 

- Na continuidade do estudo da doutrina bíblica da atuação do Espírito Santo, estaremos a estudar o fruto do Espírito, que a Declaração de Fé das Assembleias de Deus mostra ser um dos elementos da obra do Espírito Santo, que consiste em “...dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho [Jo.14:16,17]…” (DFAD III.6, p.44). - Este elemento da obra do Espírito Santo consiste em produzir “…nas pessoas as virtudes que refletem o caráter de Deus, denominado fruto do Espírito: ‘amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança’ (Gl.5:22,23).…” (DFD III.6, p.44). 

 Sabemos que, para nos ensinar as realidades espirituais, que só podem ser discernidas espiritualmente (I Co.2:12-15), Deus, através da Sua Palavra, usou de figuras naturais, de realidades terrestres, a fim de que nossa mente pudesse bem entender a Sua revelação (Jo.3:12). 

- As parábolas de Jesus são um exemplo deste eficaz método de ensino divino, mas não foi apenas nas parábolas que Deus Se utilizou desta técnica, que nos permite conhecer as coisas eternas que são, precisamente, aquelas que não podemos perceber através de nossos sentidos físicos (II Co.4:18). 

- Uma destas figuras foi a do fruto, conceito que foi amplamente utilizado nas Escrituras Sagradas e que é o objeto de nossa lição presente, pois se trata da base do conceito de "fruto do Espírito Santo". - A primeira vez que a palavra "fruto" é utilizada na Bíblia foi em Gn.1:11, na narrativa da criação dos vegetais terrestres, no terceiro dia da criação. Naquela oportunidade, Deus mandou que surgissem na terra

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.