Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 11 de março de 2019

Subsídio Lição 11 - Discernimento de espíritos - um dom imprescindível




INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre batalha espiritual, abordaremos o papel do dom de discernimento de espíritos. 

- Na batalha espiritual, o dom de discernimento de espíritos é importantíssimo 

I – OS DONS ESPIRITUAIS 

- Na sequência do estudo sobre batalha espiritual, analisaremos o papel do dom de discernimento de espíritos. 

- Antes de mais nada, há que se ressaltar que, como pentecostais que somos, cremos na atualidade dos dons espirituais. É este, aliás, o item 12 do nosso  Cremos, “in verbis”: “Cremos na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12)”. 

- Ainda a respeito dos dons espirituais, assim se expressa a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “CREMOS, professamos e ensinamos que os dons do Espírito Santo são atuais e presentes na vida da Igreja. O batismo no Espírito Santo é um dom: “e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38) e é para todos os crentes: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39); mas os dons do Espírito Santo, ou “espirituais” na linguagem paulina: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Co 12.1) são restritos. Esses dons são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1 Co 12.7). São recursos sobrenaturais do Espírito Santo operados por meio dos seres humanos, os crentes em Jesus, enquanto a Igreja estiver na terra, pois, no Céu, não precisaremos mais deles. É por meio da Igreja que o Espírito Santo manifesta ao mundo o poder de Deus, usando os dons espirituais. Eles são dados à Igreja para sua edificação espiritual, seu conforto e seu crescimento espiritual. Os dons espirituais são vários, e nenhuma lista deles no Novo Testamento pretende ser exaustiva; e nem mesmo existe a expressão “estes são os dons espirituais”. Em Romanos, aparece uma lista deles, mas não são os mesmos da lista dos nove dons, exceto o dom de profecia, que aparece em ambas as listas. Há outra lista que repete os dons de variedade de línguas e os dons de curar.…” (Cap.XX, pp.171/2). 

- Notamos, portanto, que as Escrituras demonstram, claramente, que os dons espirituais são uma necessidade para a edificação, consolação e exortação da Igreja e são concedidos a alguns salvos com este propósito, de promover o crescimento espiritual do povo de Deus e auxiliá-lo na jornada rumo aos céus.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.