Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 1 – BATALHA ESPIRITUAL - A REALIDADE NÃO PODE SER SUBESTIMADA



INTRODUÇÃO
- Iniciamos o ano letivo da Escola Bíblica Dominical estudando sobre batalha espiritual.
- O salvo na pessoa de Cristo Jesus, enquanto peregrina nesta terra, está num incessante conflito contra as forças espirituais da maldade.

I – A REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
- Estamos dando início a mais um ano letivo da Escola Bíblica Dominical e teremos um trimestre temático, abordando o tema “batalha espiritual”.

- A expressão “batalha espiritual” designa uma luta que há entre uma pessoa salva por Cristo Jesus e as “hostes espirituais da maldade”, ou seja, o diabo e seus anjos, algo que é clara e explicitamente apresentado pelo apóstolo Paulo em Ef.6:11-18, que é o texto-base para o estudo desta doutrina e que, também, é a base da chamada “teologia da batalha espiritual”, que contém diversas distorções em relação à verdade bíblica.

- Quando se fala em “batalha”, está-se a falar de “combate”, de “luta”, pois a palavra tem origem na raiz “bat-“, de onde vem “bater”. A “batalha” é o combate entre forças oponentes.

- Ao se falar em “batalha espiritual”, estamos a dizer de um combate espiritual, ou seja, de uma luta entre adversários no campo espiritual, ou seja, que envolva espíritos, que abranja uma dimensão não material, que nada tenha que ver com a matéria.

- Para tanto, é preciso observar o que as Escrituras nos dizem a respeito deste “mundo espiritual”, desta dimensão não material.

- Logo no limiar do texto sagrado, é dito que “no princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn.1:1) e tal afirmação não se refere, como muitos pensam, a uma dimensão puramente física, mas, bem ao contrário, está a indicar que o Senhor, ao criar todas as coisas, primeiramente criou os “céus”, esta dimensão imaterial, este Universo espiritual, que foi, desde logo, habitado pelos anjos, seres criados para este mister, que são espíritos criados para adorar e ser comandados pelo Senhor (Hb.1:14; Sl.103:20; 148:2)..

- Destarte, logo vemos que há, na criação efetuada por Deus, uma dupla dimensão: a dimensão espiritual, representada pelos “céus”, onde estavam os anjos e a dimensão material, denominada de “terra”, que é o Universo físico, onde existe a matéria e onde prevalecem as leis naturais descobertas pela física.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.