COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
LIÇÃO Nº 8 – A IGREJA DE CRISTO
ESBOÇO Nº 8
CREMOS
(…)
8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo,
coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis
remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo
Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (I Co.12:27;
Jo.4:23; I Tm.3:15; Hb.12:23; Ap.22:17).
INTRODUÇÃO,/p>
- Após o pecado ter dominado a
humanidade, Deus executou o plano já existente antes da fundação do
mundo para propiciar a salvação do homem perdido, plano este que
encontrou seu clímax na encarnação do Deus Filho, que morreu por nós na
cruz do Calvário. Depois da morte e ressurreição de Cristo, revela-se o
mistério de Cristo(Ef.3:1-6): a Igreja.
- A Igreja é o novo povo de Deus, o povo
formado por judeus e gentios que, pelo sangue de Cristo, passam a ter
comunhão com Deus, perdoados que estão dos seus pecados, um povo
espiritual, assim como o seu Senhor, um povo destinado a se reunir aos
santos do passado para povoar a Nova Jerusalém, a Jerusalém celeste,
onde se reeditará a comunhão eterna e perfeita que havia entre Deus e a
humanidade antes que o pecado entrasse no mundo (Ap.21:3).
I – CONCEITOS DE IGREJA E SUA ORIGEM
- Após termos estudado a respeito da
salvação, passaremos a ver o que a Bíblia nos ensina sobre a realidade
da humanidade após a consumação da obra da salvação. As Escrituras
revelam-nos que, com a vitória de Cristo sobre a morte e o inferno,
forma-se um povo diferente, especial, zeloso e de boas obras, a saber, a
Igreja.
- A palavra “igreja” surge, pela vez
primeira, nas Escrituras, no evangelho segundo Mateus (Mt.16:18), quando
é declarada pelo próprio Jesus que, assim, revela o “mistério de
Cristo”, como o apóstolo Paulo chamou a “igreja” na epístola aos
efésios. É a palavra grega “ekklesia” (εκκλησια), cujo significado é
“reunidos para fora”, “chamados para fora”. A palavra “ekklesia”, porém,
já havia sido utilizada na Versão Grega do Antigo Testamento (a chamada
Septuaginta) para traduzir a palavra hebraica “qahal”, que as nossas
versões em língua portuguesa costumam registrar como “congregação”, nome
pelo qual era conhecida a reunião do povo de Israel, principalmente no
tempo da peregrinação no deserto, quando Moisés costumava chamar todo o
povo para algumas reuniões solenes à frente do tabernáculo que, por isso
mesmo, era denominada de “tenda da congregação” (Nm.10:1-3).
- Notamos, pois, de início, que a
palavra “igreja” fala de uma “reunião”, ou seja, um grupo de pessoas.
Igreja não é um indivíduo, não é uma pessoa solitária, mas, sim, um
grupo de pessoas, um conjunto de pessoas. Desta forma, ficamos sabendo,
já pela etimologia da palavra, que a salvação proporcionada por Jesus
Cristo cria um novo grupo de pessoas, um novo povo. Não se pode, pois,
biblicamente falando, ser salvo e permanecer isolado, solitário na vida
sobre a face da Terra. Este novo povo, esta “igreja”, vem, portanto,
realizar, concretizar aquilo que Israel, a “propriedade peculiar de Deus
dentre todos os povos” (Ex.19:5,6) era apenas uma figura, um símbolo,
uma sombra (Hb.10:1).
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