Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Subsídio Lição 6 - A pecaminosidade humana e a sua restauração a Deus

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A RAZÃO DA NOSSA FÉ: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

ESBOÇO Nº 6

CREMOS
(…)
5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19).

INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Declaração de Fé da CGADB, analisaremos hoje o item 5, que cuida, a um só tempo, de duas doutrinas bíblicas, a doutrina do homem e a doutrina do pecado, ainda anunciando a doutrina da salvação, que será tratada no item seguinte da Declaração de Fé.
- O pecado surgiu do mau uso da liberdade de escolha dado por Deus tanto a homens quanto a anjos. Ao querer ter uma vida independente de Deus, o querubim ungido fez surgir o primeiro pecado (Ez.28:15). Também, ao ter o mesmo desejo, o primeiro casal fez ingressar o pecado na humanidade (Gn.3; Rm.5:12).

I – A ORIGEM DO HOMEM
- A Bíblia traz ensino a respeito do homem, pois, como temos visto ao longo deste trimestre, é a revelação divina ao homem. Destarte, não só fala a Bíblia do seu autor, que é Deus, como também nos ensina a respeito do homem, o destinatário desta mensagem. O ensino bíblico a respeito do homem, aliás, é o mais autorizado, pois se trata da revelação da parte de quem criou o homem e nada melhor do que o autor para falar a respeito de sua obra. Não surpreende, portanto, que os homens, ao tentarem explicar quem são, tenham chegado à conclusão do filósofo e médico francês Alexis Carrel (1873-1944, Prêmio Nobel de Medicina de 1912) que, ao escrever a respeito do assunto, acabou intitulando seu livro de “O que é o homem, esse desconhecido”. Realmente, sem a revelação divina, não há como sabermos quem é o homem, mesmo que tenhamos conquistado o Prêmio Nobel, visto que só Deus, que fez o homem, tem condições de nos revelar quem é esta criatura que Ele, com tanto zelo, fez surgir.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.