Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem escrita: cartão,
versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam
para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe, previamente
determinada por você.
- Escolham outra pessoa da
classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deve ser para todos da
classe. Então, a pessoa deve ler a mensagem para a turma.
- Agora, falem: as pessoas
escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que
são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle,
proferindo mensagem para quem Ele quer. Aqui tivemos uma demonstração de uma
mensagem individual e para um grupo.
- Falem: Na lição de hoje,
vamos estudar sobre a profetiza Hulda, para quem ela profetizou e qual sua
mensagem.
- Para concluir, leiam:
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Evasão
na Escola Bíblica Dominical
A
Escola Bíblica Dominical é um momento no qual a igreja promove para seus
frequentadores a oportunidade de estudar a Palavra de Deus, através das
revistas de lições bíblicas, que apresentam 4 temas anuais organizados de forma
sistemática.
Aprender
sobre a Palavra de Deus deve ser é uma atividade prioritária na vida do cristão
e um dos caminhos é participar da Escola Dominical, pois nela o ensino é
realizado por faixa etária, atendendo assim as especificidades e
características de cada grupo de idade.
Mesmo
sendo uma oportunidade para adquirir conhecimento bíblico, atendendo as
características das faixas etárias, o número de pessoas presentes a EBD é bem
menor do que a quantidade total de membros e congregados de uma igreja. Além
disso, percebe-se que vários alunos da Escola Dominical frequentam de forma
irregular ou até se evadem. Mas, há também aqueles que frequentam regulamente.
É
importante então investigar e refletir sobre as causas da evasão na Escola
Dominical. Após isto, tomadas de decisão para minimizar o abandono das aulas
devem ser feitas, objetivando o alcance do ensino da Palavra de Deus na EBD
para todos.
Veja
estas sugestões para o questionário sobre evasão na EBD!
1
- Horário da EBD:
- Horário da EBD é adequado?
- Horário da EBD coincide com
o horário de trabalho?
- Horário da EBD coincide com
o horário de um curso?
- Tempo curto no domingo(manhã
EBD, noite culto)?
- Horário da EBD coincide com
o lazer da família?
- Horário da EBD coincide com
a organização da casa e afazeres domésticos?
- O domingo pela manhã é o
único dia da semana que pode dormir até mais tarde?
- Falta cuidado com relação ao
horário para iniciar e terminar a EBD?
2
- Aulas:
Há aprofundamento do tema?
As aulas são superficiais e
com testemunhos?
As aulas são atrativas?
Há conversas paralelas durante
a aula?
3
- Temas:
Os temas são repetitivos?
Os temas são interessantes?
Os temas são bem explorados
pelo professor?
Há contextualização do tema da
aula para a vida atual?
4
- Professor:
O professor tem bom
relacionamento com a turma?
O professor apresenta domínio
do tema da aula?
O professor dinamiza o ensino
com métodos e recursos variados?
O professor demonstra cuidado
com os alunos?
O professor abre espaço para
os alunos participarem da aula com perguntas e informações?
5
- Aluno
Costuma comprar a revista
lição bíblica?
Ler a lição durante a semana?
Participa da aula apresentando
informações sobre o tema?
Participa da aula fazendo
perguntas sobre o tema?
Tem receio de ter oportunidade
para falar?
Se esforça para frequentar a
EBD?
É pontual?
6
- Estrutura física:
As classes dentro do templo
não atraem?
Por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.