Dinâmica:
O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo:
Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos
diante das lutas.
Material:
Metade de uma folha de papel
ofício para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a
metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma
das suas mãos.
- Perguntem:
O que você tem suas mãos
como instrumento de batalha e como tem se portado na luta?
Ou o que você possui?
- Antes que os alunos
respondam, apresentem o que estes personagens bíblicos possuíam para a luta.
Moisés tinha uma vara
Rei Jeoás tinha em suas mãos
um arco e flecha
Davi tinha uma funda e 05
pedrinhas
Jacó tinha um cajado
Sansão tinha a queixada de
um jumento
O menino tinha 02 pães e 05
peixes
Raabe tinha um cordão um fio
de escarlata
A viúva endividada tinha uma
botija de azeite e vasos emprestados
E você o que tem em suas
mãos?
- Peçam para que eles
escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta ou de defesa
diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda acrescentar nomes
de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
- Solicitem para que os
alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos
estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
Vejamos, então algumas vantagens de
sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a
percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da
aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Por
Sulamita Macedo.
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