Dinâmica: Semente da Fé
Objetivos:
Entender
o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.
Refletir
sobre a fé.
Material:
01
envelope de sementes da mostarda.
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de
mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
-
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para
entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por
cima dela outro pedaço de durex.
Procedimento:
-
Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06
“Disseram
então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se
tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te
daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.
-
Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
-
Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a
semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que
ela pode produzir.
-
Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É
como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as
sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de
todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu
podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
-
Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo
fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
-
Para concluir, leiam o texto “Plante a Semente no Lugar Certo”.
À beira do caminho estavam duas sementes de alface
à espera de que um vento as levasse para a horta, que ficava muito distante
dali, a fim de germinarem. Logo à frente existia um lindo pomar, com grandes
árvores frutíferas. Disse uma das sementes: “Eu não vou esperar o vento me
levar. Vou ficar aqui mesmo, neste pomar”.
E assim, para ficar no meio das grandes árvores
frutíferas, desistiu de unir-se às hortaliças. Porém as sombras das árvores não
permitiram que o sol aquecesse aquela pequena semente que, por isso, nunca
chegou as germinar.
A outra semente, no entanto, com paciência esperava
o vento levá-la até a horta. Assim,
depois de um tempo, conseguiu chegar ao seu destino. Lá o sol era abundante e
ela logo germinou, tornando-se um lindo pé de alface.
Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para
que possa germinar em tempo oportuno.
Autoria
do Texto desconhecida.
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Ensino: Estudo de Caso
Estudo
de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do
conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto,
através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também
há possibilidades de utilização.
O
Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação
de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da
realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares
com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado,
contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento
em situação de ensino e aprendizagem.
Observem
este exemplo de Estudo de Caso para trabalhar com professores:
“Trim...
Trim.... Trim... Trim...Trim. Insistentemente toca o despertador.
O
professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para
o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa
no agendamento feito com os colegas professores
que hoje é seu dia de ensinar.
Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa:
Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”.
Após
a apresentação, procede-se com a análise do caso. Neste exemplo, embora
apresente uma situação hipotética, há elementos reais que acontecem com os
professores, que devem ser analisados, tais como: planejamento pessoal, plano
de aula, organização de tempo, pontualidade, assiduidade, compromisso etc.
Este
método de ensino pode ser apresentado de diversas formas:
-
Oralmente: o professor ler para o grupo a situação-problema de forma que haja
compreensão e possibilidade de prosseguir na investigação do caso, sem que seja
necessária sua repetição por mais de duas vezes.
-
Por escrito: o professor escreve a situação-problema em uma cartolina ou
entrega digitada para os alunos ou mesmo apresenta através de slides.
-
Através da contação de história: o professor deve ler de forma que haja
entendimento do que se quer analisar. É importante que a história não seja
longa.
-
Apresentação de um filme: é importante a escolha de um trecho do filme, tendo
em vista o tempo de aula; se o filme for curto, então há condições de exibi-lo
em sua totalidade.
-
Encenação: antes da apresentação, procure passar o texto com os “atores”.
-
Reportagem ou documentário: neste caso pode ser escrito ou oral, observe então
as orientações para apresentação dessas duas formas, como também as indicações
de utilização de filme, apontadas acima.
-
Através de foto: o professor deverá apresentar a foto e lançar uma pergunta.
-
Apresentação da situação-problema para o grande grupo: o caso será apresentado
de forma única e analisado por todos, requerendo do professor habilidade de
liderança, não deixando que o tema seja desviado. As soluções apresentadas
deverão ser escritas num quadro, cartolina ou outro meio visível para todos do
grupo.
-
Apresentação da situação-problema para fracionamentos de um grupo: o grupo
deverá, neste caso, ser dividido em pequenos grupos para analisar o caso. Aqui
também é importante o controle do tempo e liderança habilidosa, tanto no
momento da análise do caso, como na apresentação de cada grupo.
É
recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser
estudado, dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo,
como também apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto.
O
Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a
participação do aluno. Então, que tal utilizá-lo na EBD?
Por Sulamita Macedo.
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