Dinâmica: Escapando
do Juízo Final
Objetivo:
Refletir a respeito da forma pela qual podemos escapar do
juízo final.
Material didático:
1 folha de papel 40 kg
Pincel atômico
Lápis ou canetas
Papel A4 ou ofício
Atividade didática:
Antes da aula:
Confeccione um cartaz em folha de papel 40 kg as seguintes
informações:
Pessoas e elementos
do Juízo Final
Juiz: Jesus
Cristo.
Réus: Todo os que
rejeitaram a graça de Deus para viver uma vida de pecado.
Advogado: Não
haverá.
Acusação: Vida de
pecado.
Provas: Livro com
registro de nossos atos e pensamentos
Sentença:
Condenação
Local para cumprir a
sentença: Lago de Fogo
Tempo:
Eternidade.
Durante a aula:
- Explique que em um julgamento, há um juiz, um réu,
advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Em seguida apresente o cartaz com esses dados de forma
mais esclarecedora. Após a exibição e explicação divida a turma em dois grupos.
Após a divisão relembre a turma que os motivos pelos quais as pessoas irão
enfrentar esse tribunal são dois: Rejeição a graça de Deus e viver uma vida de
pecado. Agora dê a cada grupo a seguinte tarefa: O primeiro grupo irá escrever quando
é que o cristão pode está rejeitando a graça de Deus, e o segundo o que
fazer para não viver uma vida de pecado. Dê a cada grupo cinco minutos.
Logo após cada grupo deverá apresentar as suas conclusões. Faça a ressalva que
achar necessário.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Adaptada por Escriba Digital
Dinâmica 02: O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo:
Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material:
01
caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal
dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na
inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
-
Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da
Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma
folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
-
Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles
antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação.
Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
-
Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas
vidas.
-
Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que
forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem,
ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na
segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se
preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como
também folhas em branco para algum registro posterior.
-
Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de
empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre
a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.
Por
Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.