Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

segunda-feira, 7 de março de 2016

Dinâmica da Lição 11: O Juízo Final (Adultos)



Dinâmica: Escapando do Juízo Final
Objetivo:
Refletir a respeito da forma pela qual podemos escapar do juízo final.

Material didático:
1 folha de papel 40 kg
Pincel atômico
Lápis ou canetas
Papel A4 ou ofício

Atividade didática:
Antes da aula:
Confeccione um cartaz em folha de papel 40 kg as seguintes informações:

Pessoas e elementos do Juízo Final
Juiz: Jesus Cristo.
Réus: Todo os que rejeitaram a graça de Deus para viver uma vida de pecado.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Vida de pecado.
Provas: Livro com registro de nossos atos e pensamentos
Sentença: Condenação
Local para cumprir a sentença: Lago de Fogo
Tempo: Eternidade.

Durante a aula:
- Explique que em um julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Em seguida apresente o cartaz com esses dados de forma mais esclarecedora. Após a exibição e explicação divida a turma em dois grupos. Após a divisão relembre a turma que os motivos pelos quais as pessoas irão enfrentar esse tribunal são dois: Rejeição a graça de Deus e viver uma vida de pecado. Agora dê a cada grupo a seguinte tarefa: O primeiro grupo irá escrever quando é que o cristão pode está rejeitando a graça de Deus, e o segundo o que fazer para não viver uma vida de pecado. Dê a cada grupo cinco minutos. Logo após cada grupo deverá apresentar as suas conclusões. Faça a ressalva que achar necessário.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptada por Escriba Digital


Dinâmica 02: O Livro das Vidas Transformadas

Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.


Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.