Dinâmica: Conhecendo
a Epístola aos Romanos
Objetivo:
Apresentar uma visão geral da epístola aos romanos.
Material didático:
Quadro e giz ou cartolina e pincel atômico
Esboço da epístola aos romanos
Atividade didática:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre aos alunos. Lance-os
um desafio a leem a epístola aos romanos durante a semana. Oriente-os a ler
dois capítulos por dia, no sábado e domingo três capítulos. Em seguida escreva
no quadro ou na cartolina os temas das 13 lições que serão estudadas durante o trimestre.
Logo após leve aos alunos um esboço geral da lição apresentado logo abaixo (sem
as respostas). Questione aos alunos cada ponto do esboço e vá os ajudando a
construir o esboço juntos.
- Consiga um mapa da Palestina nos tempos de Jesus, e encontre
com os alunos a localização da cidade de Roma.
- Consiga durante a semana algumas características
importantes da cidade e apresente aos alunos.
- Tente trazer também um resumo de como o evangelho chegou a
Roma.
Esboço da Epístola
aos Romanos
Autor
Paulo, o apóstolo dos gentios.
Local
Corinto, no período especificado em Atos 20:2-3.
Ocasião e Data
A Carta de Paulo aos Romanos (1.1) foi escrita provavelmente
em 57 d.C. na cidade de Corinto, pouco antes da visita do apóstolo à Jerusalém
(Rm 15.25-29). A epístola foi ditada pelo Doutor dos Gentios ao amanuense
Tércio (Rm 16.22) e entregue à igreja em Roma por Febe, auxiliar da igreja de
Cencréia, porto oriental de Corinto (Rm 16.1,2).
Tema
A Salvação pela fé
Esboço
Doutrinária –
Mostra os argumentos de Paulo da salvação pela fé (Cap. 1-8).
Dispensacional –
Fala de Israel, e mostra a relação desse povo com o plano divino da salvação
(Cap. 9-11).
Prática – Contém
exortações relativas a vida cristã (Cap. 12-16).
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.