Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Subsídio Lição 04: Missões Transculturais no Novo Testamento

 


 

INTRODUÇÃO


- A mensagem da salvação é para toda a humanidade.
- O Novo Testamento traz claramente o caráter universal da salvação.


I – AS MISSÕES TRANSCULTURAIS NO MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA E DE JESUS


- Vimos, na lição anterior, que o caráter universal da mensagem da salvação já estava revelado pelo Senhor nas Escrituras hebraicas, ou seja, no Antigo Testamento. Embora o Senhor tivesse escolhido formar uma nação para, por meio dela, mostrar-se a todas as nações, que havia contra Ele se rebelado em Babel, jamais deixou de Se apresentar como o único e verdadeiro Deus, como o Senhor de toda a Terra (Ex.19:5).
- Israel era um reino sacerdotal e povo santo (Ex.19:6), de modo que deveria levar os povos a adorar a Deus, sacerdotes que eram, como também se manter separados dos demais povos, cumprindo a lei que lhe havia sido dada e mantendo a sua identidade de “propriedade peculiar do Senhor dentre todos os povos”.
- Esta “consciência missionária”, conforme visto na lição anterior, aguçou-se no período intertestamentário, quando os israelitas acabaram por ter de emigrar de sua terra, inclusive com o estabelecimento de colônias judaicas por todo o mundo, aliado à própria circunstância de uma intensificação da expectativa messiânica e de um sentimento apocalíptico.
- Entretanto, tal “consciência missionária” estava impregnada de um pensamento que não correspondia ao propósito divino, ou seja, da submissão do amor de Deus a um limite étnico, que fazia com que se condicionava a salvação não só à observância da lei, mas até mesmo das tradições criadas pelos judeus ao longo de sua história.
- Não resta dúvida de que o convite à observância da lei no trabalho missionário dos judeus era mais do que compreensível, até porque se estava ainda na dispensação da lei.
Afinal de contas, dos israelitas é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas, dos quais são os pais (Rm.9:9:4).
- No entanto, a equiparação das tradições à lei, que levava inevitavelmente à supremacia das tradições sobre a própria lei (Cf. Mt.15:3-6), representava um grande equívoco, pois se tentava, assim, enquadrar os 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.