Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Subsídio Lição 10: A Restauração Nacional e Espiritual de Israel

 


INTRODUÇÃO

 
- Na visão do vale dos ossos secos, Ezequiel vê a restauração nacional e espiritual de Israel.
- O parcial cumprimento desta profecia mostra-nos como estamos bem próximos do arrebatamento da Igreja.


I – A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS


- Na sequência do estudo do livro do profeta Ezequiel visando a preparação da Igreja nestes últimos dias de seu tempo sobre a face da Terra, hoje estudaremos o capítulo 37, a conhecida visão do vale dos ossos secos.
- Esta visão do profeta, segundo os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank Klassen se deu no ano de 580 a.C., fazendo parte da sequência de profecias após a queda de Jerusalém, cerca de 13 anos após o início de seu ministério profético.
- Trata-se de mais um arrebatamento de sentidos que teve o profeta. Ele viu a mão do Senhor sobre ele, talvez da mesma maneira que a glória divina se manifestou quando teve a visão da abominação do templo de Jerusalém, e o profeta se viu num vale que estava cheio de ossos, estes ossos eram numerosos e estavam sequíssimos (Ez.37:1,2).
- Esta visão deve ter sido terrível para o profeta. Por primeiro, estava num vale, e já sabemos que o vale é um local que nos transmite sinal de dificuldade, de baixeza, de depressão, de descida, de queda.
- Além de se estar num vale, o profeta vê ali numerosos ossos humanos, dando ao ambiente um ambiente ainda mais tétrico, porquanto os ossos indicavam a presença da morte e uma morte prolongada, pois os ossos estavam sequíssimos.
- O Senhor mandou que o profeta andasse ao redor daqueles montes de ossos, o que, para alguém como Ezequiel, que era sacerdote e que, portanto, não poderia andar em ambientes quetais, que, a rigor, eram contaminados, impuros, era, certamente, um grande sofrimento. Entretanto, como era corriqueiro com o profeta, ele não questionava as ordens divinas, simplesmente as cumpria.
- O Senhor, então, depois que o profeta havia andado ao redor daqueles ossos, naquele vale, fez uma pergunta a Ezequiel: Poderão viver esses ossos? (Ez.37:3). 

- A resposta do profeta demonstra a sua alta espiritualidade. Ele havia visto que os ossos eram sequíssimos, portanto se trata de uma morte ocorrida há muito tempo, sendo, pois, totalmente impossível que pudesse ocorrer a volta à vida ali. Entretanto, Ezequiel sabia que servia a um Deus poderoso, para o qual não há nada difícil ou impossível (Lc.1:37; Mt.19:26; Mc.10:27; Gn.18:14), razão pela qual responde que o Senhor sabia se era possível, ou não, fazer aqueles ossos tornar a viver.
- Então, o Senhor mandou que Ezequiel profetizasse sobre aqueles ossos, dizendo-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que Eu sou o Senhor” (Ez.37:4-6).
- Descobrimos aqui que o profeta era um homem de fé. Deus não disse se os ossos iriam, ou não, reviver, mas mandou que o profeta disse aos ossos para que revivessem em nome do Senhor. Pôs a fé do profeta em ação, fê-lo provar a sua confiança no Senhor, falando algo completamente contrário ao que vira. O servo de Deus não pode andar por vista, mas, sim, por fé (II Co.5:7).
- O Senhor prometia trazer à vida aqueles ossos, poria nervos, faria crescer carne, estenderia pele e, então, lhes daria o espírito e aqueles ossos, então, saberiam que o Senhor era Deus.
- Ezequiel não titubeou. Era um homem de fé e profetizou conforme a ordem do Senhor. O profeta não estava mais mudo, mas continua a falar apenas o que Deus lhe mandava. Que exemplo a ser seguido! Nós, também, não podemos falar o que Deus não falou, não indo além daquilo que Ele nos revela, máxime não indo além do que está escrito na Bíblia Sagrada (I Co.4:6).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.