Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Subsídio LIÇÃO Nº 13 – A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO

 


 

INTRODUÇÃO

 
- Finalizando o estudo da vida e ministério de Paulo, estudaremos a esperança do apóstolo Paulo.

- A esperança de Paulo, como de todo cristão, é o arrebatamento da Igreja.

 
I PAULO E A VIRTUDE DA ESPERANÇA

 
- Encerrando o estudo da vida e ministério de Paulo, hoje trataremos da gloriosa esperança do apóstolo
que, como a de todo o cristão, é o arrebatamento da Igreja, a vinda de Jesus.

- O apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo, pôde, desde logo, notar que a vida cristã é fortalecida por três
virtudes que são “injetadas” no salvo quando ele crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

- “Virtude” significa “força, ânimo, boas qualidades morais” e o apóstolo foi a pessoa usada pelo Senhor para
nos revelar que, quando alguém tem seus pecados perdoados, recebe da parte do próprio Deus “forças
sobrenaturais” que o permitem agir conforme a vontade divina, a satisfazer e cumprir a vontade do Senhor na
sua vida sobre a face da Terra. Estas virtudes receberam, pelos estudiosos, o nome de “virtudes teologais”,
precisamente porque têm sua origem em Deus.

- A primeira destas virtudes é a fé, que o apóstolo diz que vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus
(Rm.10:17). Quando há uma disposição de nossa vontade em crer naquilo que é pregado, a Palavra é misturada
com a fé que já existe em nosso espírito, que é representada pela terra em que cai a semente na parábola do
semeador (Mt.13:3-8; Mc.4:1-9; Lc.8:4-8), e, em havendo o aninhamento da semente, esta germina, ou seja,
há o encontro da nossa fé com a Palavra, resultando na fé salvadora, e, por crermos em Jesus, nascemos de
novo, somos gerados pela semente incorruptível (I Pe.1:23).

- É pela fé que damos entrada na graça (Rm.5:1) e nos fazemos agradáveis ao Senhor, pois sem fé é impossível
agradar a Deus (Hb.11:6).

- A fé é, então, seguida pela esperança, porque, em havendo o crescimento da fé, passamos a ter firmeza e
esta firmeza nos faz gloriar na esperança da glória de Deus (Rm.5:2). A fé é a prova das coisas que não se
veem e a prova das coisas que se esperam (Hb.11:1), de modo que, tendo fé, passamos a esperar no Senhor e,
nesta esperança, a ter ainda maior firmeza nas promessas de Deus.

- É bem por isso que o escritor aos hebreus (que muitos entendem ser Paulo) disse ser a esperança a âncora da
alma (Hb.6:19). A âncora é uma peça de ferro forjado destinada a reter o navio no ponto em que se quer,

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.