Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Subsídio Lição 2 - A atuação do Espírito Santo no plano da redenção

 



INTRODUÇÃO 

- A redenção do homem foi planejada por Deus, o único Deus subsistente em três Pessoas. - Como Pessoa Divina que é, o Espírito Santo atua no plano da redenção ao longo de seu desenvolvimento. 

I – O ESPÍRITO SANTO ATUANDO NA REDENÇÃO DO HOMEM DESDE A CRIAÇÃO ATÉ A CHEGADA DO SALVADOR 

- Vimos na primeira lição deste trimestre que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, a Terceira Pessoa da Trindade. - Ora, se o Espírito Santo é Deus, uma das Pessoas Divinas, é evidente que está presente e atuante no plano da redenção da humanidade, que as Escrituras nos revelam que foi elaborado ainda antes da fundação do mundo (Mt.25:34; Ef.1:4; I Pe.1:20; Ap.13:8; 17:8). 

- Sendo Deus, o Espírito Santo é eterno (Hb.9:14) e, portanto, já na eternidade passada, juntamente com o Pai e o Filho, já havia concebido o plano de redenção do homem que ainda haveria de ser criado. - A propósito, já vemos o Espírito Santo atuando na criação de todas as coisas, visto que o texto sagrado nos indica que Ele Se movia sobre a face das águas, quando a terra era sem forma e vazia (Gn.1:2), a indicar que estava atuando desde aquele instante inicial do surgimento de tudo o que existe. 

- É de se observar que a expressão “se movia” é a palavra hebraica “rahaph” (חףַ ר ,(ׇcujo significado é “chocar; (por implicação) estar relaxado;— mover-se, voejar, pairar, estremecer” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, verbete 7363, p.1926), a nos mostrar que a criação primordial (ou o estado caótico decorrente da queda de Lúcifer, para quem adota a teoria da recriação) era como que protegida pelo Espírito Santo, por Ele guardada, por Ele preparada até que o Verbo começasse a dar forma à matéria, a partir da primeira palavra criadora – “Haja luz”. OBS: “...Quando nós consideramos o padrão da narrativa da criação na qual Deus anuncia e cumpre Sua palavra, nós cremos que o ‘elo perdido’ no padrão entre a palavra e o cumprimento é a atividade do Espírito. Portanto, o padrão seguinte, notado por B. W. Anderson, deveria ter uma nota descritiva adicional sob o ponto 3. O padrão, (1) uma fórmula declarativa, (2) uma ordem, (3) a execução de uma ordem e (4) a fórmula de aprovação, é mais completa se nós notarmos que a execução da ordem é cumprida pelo ruah elohim. A palavra e seu cumprimento realizam-se por meio da poderosa força ativa do Espírito de Deus.…” (HILDEBRANDT, Wilf. Teologia do Espírito de Deus no Antigo Testamento. Trad. de Élcio Bernardino Correia. Santo André: Academia Cristã, 2004, p.54).


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.