Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

SUBSÍDIO Lição 3 - A natureza do ser humano




INTRODUÇÃO - O ser humano é tricotômico.

- A tricotomia mostra a natureza do homem como imagem e semelhança de Deus, elo entre o mundo material e o mundo espiritual.

I – A ESTRUTURA TRICOTÔMICA DO SER HUMANO

- Na sequência do estudo sobre a doutrina do homem, veremos hoje a sua natureza, ou seja, qual a estrutura criada por Deus para o ser humano.

- Já vimos na primeira lição que um dos fatores que faz do homem imagem e semelhança de Deus é a “tricotomia”. O pastor Elienai Cabral, consultor teológico da CPAD, assim afirma: “O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa aquilo que é dividido em três ou ‘que se divide em três tomos’. Em relação ao homem, o termo tricotomia refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto entre alguns teólogos. Há aqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo e alma (ou espírito). Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como sendo uma e a mesma coisa. Entretanto, parece-nos  mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Esse conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.…” (A tricotomia do homem. Disponível em: http://www.cpadnews.com.br/blog/elienaicabral/fe-e-razao/22/atricotomia-do-homem.html Acesso em 12 nov. 2019).

- Esta tricotomia reflete, assim, no ser humano, a triunidade divina. Deus é três em um, ou seja, um único Deus em três Pessoas distintas (I Jo.5:7). O ser humano, também, é apenas um ser, um indivíduo, mas cada indivíduo é dotado de três partes: o corpo, a alma e o espírito.

- Evidentemente que temos aqui uma semelhança. Cada Pessoa divina não é uma parte, é uma Pessoa completa, embora as três Pessoas não sejam três deuses, mas o único Senhor e Deus (Dt.6:4), enquanto que corpo, alma e espírito são, sim, partes de um mesmo indivíduo, tanto que há a separação entre a parte material, o corpo, e a parte imaterial, alma e espírito, quando da morte física, separação que findará por ocasião da ressurreição. De qualquer modo, lembremos sempre, o homem é “semelhante” a Deus, jamais igual a seu Criador. - Esta tricotomia fica evidenciada no relato da criação do homem. Ali é dito que o Senhor formou o homem do pó da terra (Gn.2:7), mostrando, assim, que o homem é composto de uma parte material, retirada do universo físico que o próprio Deus havia criado. Com efeito, a ciência no-lo tem mostrado, o homem possui, em seu corpo, todos os elementos químicos naturais da Terra, elementos estes que são em número de 92, a mostrar que o homem é a síntese da própria natureza. Esta parte material é chamada de “corpo” ou “homem exterior” (II Co.4:16). 



Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


https://drive.google.com/file/d/1SPVcJgvabeWARVOWNENUlDcai-WdlMgn/view?usp=sharing



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.