Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Lição 06: A Lei, a carne e o Espírito (Adultos)


Dinâmica: Campo de batalha

Objetivos:
Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover mudança de comportamento.

Material:
01 quadro ou cartolina
Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01 lixeira
01 figura de uma  casa e de uma pessoa
01 rolo de fita adesiva
1/4 da folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito.
As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras.
Organizem as palavras em lados contrários, simbolizando oposição.
- Falem: Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar, há uma solução neste campo de batalha.  Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
- Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.
- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diariamente.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível as figuras da uma casa e de uma pessoa. A casa vai representar a família e a figura de uma pessoa o aspecto pessoal.
- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas apontadas por eles; as ações positivas, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requeridas para os salvos, devem ser colocadas no quadro.
- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.


Por Sulamita Macedo.



DINÂMICA 02



Dinâmica: Enterrando o velho homem

Objetivo:
Conscientizar os alunos de que o novo homem é quem deve comandar a nossa vida.

Materiais didáticos:
lápis ou caneta.
Papel 40 kg
Tesoura
Vasilhame com areia
Fita adesiva

Atividade didática:
Antes da aula:
Recorte o papel 40 kg em duas partes. Desenhe em cada uma das partes do papel o contorno de um homem (caso não saiba desenhar solicite a ajuda de alguém que saiba). Escreva em cima do primeiro a palavra VELHO HOMEM, e do segundo NOVO HOMEM.
Durante a aula:
Cole cada papel em um local visível. Durante a dinâmica explique que, apesar de termos nos convertido a Cristo, existe em cada cristão uma luta constante entre o velho homem e o novo homem, ou seja, entre a velha natureza e a nova natureza. Todos os homens que vêm ao mundo nascem na condição de filhos da desobediência e com uma natureza igual a de Adão, conhecida na Bíblia como VELHO HOMEM. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo (regeneração) e tornou-se um NOVO HOMEM, pois você é criado (feito) por Deus em verdadeira justiça e santidade. No entanto, o velho homem fará de tudo para continuar reinando em sua vida, e a sua velha natureza opõe-se a sua nova natureza (carne versus espírito), o que gera uma luta no interior do cristão. Solicite neste momento que os alunos escrevam em cima do velho homem tudo que faz parte da velha natureza. Peça que todos participem. Agora diga que Paulo ensina em Romanos 6.4 que o velho home foi sepultado com Cristo no batismo (neste momento pegue o velho homem dobre e enterre na arreia) para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos possamos viver em novidade de vida (um novo homem). Logo após você deverá solicitar que os alunos escrevam em cima do novo homem tudo o que faz parte da nova natureza do cristão. Neste momento diga: Você deve sepultar o velho homem! Você não tem mais vínculos com o trato passado, pois tudo se fez novo. Isto é a vitória concedida por Deus através da morte de Cristo. Porém, o que lhe falta ainda? Você precisa despojar-se (jogar fora) tudo o que pertencia ao velho homem! Você precisa andar em novidade de vida. Mas para isso é preciso transformar-se pela renovação do seu entendimento. O novo homem renova-se no entendimento, o que permite andar em Espírito, ou seja, como um novo homem.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Escriba Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.