Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Subsídio Lição 1 - E deu dons aos homens

 


 

INTRODUÇÃO 

-Neste novo trimestre, estudaremos os dons espirituais e os dons ministeriais, estas ferramentas que o Senhor dá à Igreja para que haja uma vida espiritual abundante no meio do Seu povo.-O Senhor não só salva o homem, mas concede dons à Igreja para que haja um eficaz e eficiente serviço.

 I DEUS DÁ DONS AOS HOMENS 

-Damos início a mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical, em que estaremos a estudar os dons espirituais e os dons ministeriais. 

-O homem foi criado por Deus para manter, com o seu Criador, um relacionamento perpétuo, para que tivesse com Ele comunhão, ou seja, para que tivesse vida e vida em abundância (Jo.10:10). 

-Quando o homem pecou, perdeu esta comunhão com Deus e, assim, ficou despojado da sua própria razão de ser, da sua própria razão de viver. O homem somente se completa com Deus, pois o Senhor o fez de tal modo que tenha a eternidade em seu coração (Ec.3:11).

 -O homem sem Deus é um miserável, ou seja, é alguém que fica despojado de tudo quanto realmente importa em sua vida. Não é por outro motivo que o apóstolo Paulo, ao descrever a situação do homem no pecado, diz que é de um miserável (Rm.7:24), o mesmo estado que Jesus descreve como sendo o estado dos crentes da igreja de Laodiceia, que haviam deixado o Senhor do lado de fora de suas vidas (Ap.3:17).-Todas as coisas que o homem possui provêm de Deus, que é o dono de tudo, a começar de nossa própria vida (Sl.24:1), de modo que, em sentido rigoroso, tudo quanto temos é dom de Deus, como, aliás, disse Davi no instante em que amealhava recursos para a construção do templo (I Cr.29:14). 

-Assim, diante do pecado, o homem carece de receber de volta a vida , ou seja, a comunhão que tinha com o Senhor e que lhe dá a própria razão de existência. É por isso que o primeiro dom que recebemos de Deus é a vida eterna, dado por meio de Cristo Jesus. É o próprio Senhor quem nos define o que é a vida eterna: conhecer ao Senhor por único Deus verdadeiro e a Jesus, a quem Ele enviou (Jo.17:3).

 -A vida eterna foi dada a nós por meio de Cristo Jesus, Ele próprio um dom de Deus para que tenhamos a comunhão com o Senhor (Jo.3:16). 

-Mas o Senhor não Se limita a conceder o dom da vida eterna para o ser humano, o que já seria suficiente para que o homem alcançasse a bem-aventurança e a própria razão de sua existência. Deus não é mesquinho e, diante de Seu grande amor, quis dar ao homem outros dons, outras dádivas, para que o homem que n’Ele crê tenha uma vida espiritual abundante antes mesmo de alcançar a dimensão eterna.-O Senhor não só salvouo homem, mas, também, formou um povo para congregar todos os salvos, a Igreja. Foi esta grande revelação que Jesus trouxe aos Seus discípulos, depois que Pedro, por revelação do Pai, disse que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt.16:16-18).

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.