Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

SUBSÍDIO LIÇÃO Nº 9–VIVENDO O FERVOR ESPIRITUAL

 


 

INTRODUÇÃO

-A renovação espiritual do crente é uma das operações do Espírito Santo que mais destaque tem encontrado, nos últimos anos, no meio do povo de Deus.  

-O crescimento da iniquidade e o cumprimento dos demais sinais da vinda do Senhor têm demonstrado a necessidade de vivermos conforme as Escrituras, aguardando o Senhor, o que implica a pregação do chamado "avivamento" ou "renovação espiritual" por parte daqueles que têm a incumbência de promover o aperfeiçoamento dos crentes nestes dias tão trabalhosos.-Entretanto, ao mesmo tempo em que se põe o assunto na ordem do dia, a má compreensão do que seja esta "renovação espiritual" ou "avivamento" têm servido, precisamente, para que surjam falsos ensinamentos e doutrinas que, ao em vez de trazer maior espiritualidade e santidade ao povo de Deus, tem, tão somente, sido uma forma de introdução de repentina perdição aos incautos e ignorantes, daí porque a necessidade de entendermos que a "renovação espiritual" ou "avivamento" não é o resultado de "momentos", mas, como ensina sabiamente R.N. Champlin, "...as experiências emocionais podem ser o estopim de renovações imediatas, mas provisórias. O crescimento espiritual, porém, garante a continuidade da renovação mental, moral e espiritual do crente." (Renovação. In: Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.5, p.660). "Renovação espiritual" ou "avivamento" não é um "momento", mas é uma "vida com Deus".I  

-A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE

 -O título da nossa lição é “vivendo o fervor espiritual”. Só se pode falar em “viver fervor espiritual”, se admitirmos que a operação do Espírito Santo é contínua, ou seja, não tem qualquer alteração desde o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes do ano 29.-Quando admitimos que o Espírito Santo, como diz o item 4 do Cremos da Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “...falou por meio dos profetas e continua guiando o Seu povo...”, e, como afirma o item 10, que cremos “...na necessidade e na possibilidade de termos vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacitava viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo (Hb.9:14; I Pe. 1:15)”, é evidente que não podemos imaginar numa vida de comunhão com Deus sem que se mantenha ativa a operação do Espírito Santo em nós, sem que haja o “fervor espiritual”. 

 -Por isso, precisamos estar em “novidade de vida”, ou seja, necessitamos ter contínua renovação espiritual.

-Ao falarmos em renovação espiritual, devemos, em primeiro lugar, que, quando falamos em "renovação", estamos nos referindo ao "ato de renovar", ou seja, o "ato de fazer algo novo outra vez". -Ora, algo somente se tornará novo outra vez, se chegou a ficar velho, antigo ou ultrapassado. Assim, por exemplo, se falamos que vamos "renovar" a mobília de nossa casa, estamos dizendo, com isso, que os móveis que hoje temos estão velhos, antiquados, usados, que não mais servem para satisfazer nossas necessidades ou nos trazer satisfação. Aliás, como bem esclarece o escritor da epístola aos Hebreus, quando dizemos que algo está velho, é porque este algo está perto de acabar (Hb.8:13).-Surge, então, um problema sério: se falamos que o crente precisa sofrer uma "renovação espiritual", dizemos que o crente está envelhecendo, que o crente está antiquado, já não mais serve para os propósitos divinos, não se satisfaz nem traz satisfação para o Senhor. 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.