Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Subsídio LIÇÃO Nº 5 – CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO


ESBOÇO Nº 5

Jesus é maior que Arão e que o sacerdócio levítico.

INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos parte da perícope que abarca os capítulos 4:13 até 6:20, mais precisamente Hb.4:13-5:10.
- Jesus é maior que Arão e que o sacerdócio levítico.

I – A INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO LEVÍTICO
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos parte da perícope, ou seja, uma passagem bíblica que contém um assunto completo, que vai do capítulo 4:13 até o final do capítulo 6, que trata da superioridade de Cristo em relação a Arão e ao sacerdócio levítico.
- Na continuidade de seu argumento com relação à supremacia de Jesus Cristo e, particularmente, de sua superioridade em relação à lei mosaica, que os crentes judeus destinatários da carta estavam tentados a voltar a observar, depois de ter mostrado que Jesus é superior a Moisés e a Josué, o escritor aos hebreus passa a mostrar a superioridade de Cristo em relação a Arão, o primeiro sumo sacerdote e o ancestral de todos os sacerdotes, já que os sacerdotes israelitas necessariamente tinham de pertencer à família de Arão (Ex.28:1).
- É importante observar que, na presente lição, traçaremos os argumentos desta perícope sem nos adentrarmos no sacerdócio de Cristo, que é um sacerdócio especial, que será o tema da lição 7, visto que o escritor aos hebreus o desenvolverá amiúde. Limitemo-nos, pois, a este aspecto para que não tenhamos uma desnecessária repetição de assuntos durante o trimestre.
- Antes de analisarmos a superioridade de Cristo em relação a Arão, é oportuno que lembremos as circunstâncias que deram origem ao chamado de Arão e de sua família, enfim, porque e como surgiu o sacerdócio levítico.
- Quando o Senhor chamou Moisés para que este fosse libertar o povo, este ofereceu resistência ao chamado, apresentando uma série de dificuldades. Uma delas foi a alegação de que era ele “pesado de boca”, ou seja, sem eloquência, até porque, após quarenta anos cuidando das ovelhas de seu sogro Jetro, tinha Moisés perdido a fluência no idioma egípcio bem como os próprios modos palacianos em que fora criado (Ex.4:10).

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.