Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Lição 01: Uma Promessa de Salvação

QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A obra da salvação; Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida
COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

ESBOÇO Nº 1

A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
Pela graça de Deus, estamos a terminar mais um ano letivo da Escola Bíblica Dominical, um ano marcado por uma crise de imensas proporções em nosso país. Entretanto, em meio a esta crise, tivemos a graça de ter aprovada a Declaração de Fé da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), um marco na história da educação doutrinária em nossa denominação.
Neste quarto e último trimestre teremos, uma vez mais, um trimestre temático, onde estudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação, um importantíssimo estudo, uma vez que, lamentavelmente, nestes dias difíceis em que estamos a viver, muitos têm se esquecido da mensagem primordial da Igreja, que é a de que “Jesus salva”. A essência do Evangelho é a pregação de que Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade, para promover a reconciliação com Deus, restaurar a comunhão perdida com a entrada do pecado no mundo.
O tema do trimestre é “A obra da salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. Trata-se de um título muito sugestivo, pois nos faz recordar que a salvação é uma obra, ou seja, uma ação que foi planejada por Deus desde antes da fundação do mundo e executada através dos séculos, culminando com a vinda de Jesus para este mundo, onde consumou esta obra, morrendo por nós na cruz do Calvário e, agora, tal obra deve ser anunciada pela Igreja neste “dia” aberto por Deus para que a humanidade tenha a oportunidade de crer nesta salvação e voltar a ter comunhão com o seu Criador.
Não há salvação fora de Cristo Jesus e é isto que enfatiza o subtítulo de nosso tema, que reproduz o que o próprio Senhor Jesus disse aos Seus discípulos, em meio a Suas últimas instruções, mostrando que não há outro meio de se salvar a não ser pela fé em Jesus Cristo, fé que nos faz não apenas acreditar que Ele é o Salvador, mas nos faz seguir o Seu caminho durante a nossa peregrinação terrena, caminho que é pautado pelas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, que é a verdade e que, por fim, nos conduzirá à vida eterna, à perene comunhão com o Senhor na Sua glória.
A capa da revista deste trimestre mostra-nos uma cruz, a nos fazer lembrar que a salvação foi consumada na cruz do Calvário, onde Jesus Se ofereceu como sacrifício perfeito para o pagamento dos pecados de toda a humanidade. É na cruz que se consuma a obra da salvação, tanto que o Senhor exclamou: “Está consumado” (Jo.19:30). Como diz a poetisa sacra e missionária Frida Vingren, no último verso da primeira estrofe do hino 397 da Harpa Cristã: “Meu perdão foi consumado lá na cruz”.
O trimestre pode ser dividido em dois blocos. O primeiro, trata da salvação como um todo, como se desenvolveu o plano da salvação e quais as características desta salvação, abrangendo as lições 1 a 9. O segundo trata do processo da salvação, das várias etapas da salvação, abrangendo as lições 10 a 14.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.