Dinâmica:
Eu, um samaritano!
Objetivo:
Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Material:
Bíblia
Material humano: 06 pessoas:
o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro.
Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus
alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento,
de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja
pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente.
Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois
costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Vida por um fio
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão
Procedimento:
- Organizem a turma em
círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as
seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou
cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão
enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o
cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo
de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da
mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo
procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de
cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão
representa o fio da vida.
- Com uma tesoura na mão, o
condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto,
corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui,
simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma mulher
grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Os
10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina
além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem
apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para
melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento
da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o
sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a
semana.
5 - Honrarás a presença dos
alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas,
participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do
aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula,
apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as
informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e
desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação
do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura
bíblica.
9 - Não farás falso
testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o
exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o
conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com
seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos
adequados.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.