Dinâmica:
Promessa de Deus
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento
das promessas divinas.
Renovar a esperança e a fé
nas promessas de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício
dividida ao meio por um traço e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Perguntem o que significa
a palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário
Michaelis é “1. Ato ou efeito de
prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela
justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.
- Falem acerca da
importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre
do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade
promovido por uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma
dessas situações?
Vocês ocasionaram ou foram
vítima?
- Agora, afirmem: O ser
humano é falho, mas Deus não falha em suas promessas.
Leiam Nm 23.19: “Deus não é
homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura
diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
- Falem:
Vocês têm esperado por muito
tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida?
Vocês encontram-se
desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já
fez por vocês!
- Entreguem uma folha de
papel ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.
- Solicitem aos alunos que
escrevam do lado esquerdo as promessas que ainda não foram cumpridas.
- Falem: Lembrem-se do que
Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações
que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez
por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
- Concluam, lendo:
“O Senhor não retarda a sua
promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”(2 Pedro 3:9a).
“Os que confiam no SENHOR
serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”(Salmo
125:1).
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Não
faça drama!
Saiba
como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de
aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da
atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e
aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo
da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a
realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do
professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A
utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos
detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo
em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo.
Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante
reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando
em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos,
uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo
suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela
dramatização. Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão
de um tema.
Outro
fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de
forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos
de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os
alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser
observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro
de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem
na aula da EBD.
É
interessante que ao escolher um texto para dramatizar, o professor observe quem
são os personagens, quais as falas de cada uma delas, fazer cópias do texto já
organizado para dramatização para cada pessoa envolvida na representação, tanto
para os atores como para os figurantes, o narrador(se houver necessidade), para
que todos saibam o momento de sua fala, o tempo de permanecer ou sair da cena;
é importante também observar quais objetos poderão ser utilizados na
dramatização e a arrumação do ambiente.
As
vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento
da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração,
da motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo
representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As
desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos
podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD
não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as
possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida como um
instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de analisar um
tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na representação,
como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a
dramatização nas aulas de EBD?
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.