Dinâmica: Papel Amassado
Objetivos:
Demonstrar
que as experiências de vida nos deixam marcas.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos amassem bastante a folha de papel.
-
Solicitem para que abram a folha, desamassando-a o máximo que puderem.
-
Agora, perguntem:
Como
ficou a folha? Com certeza vão responder que embora tentando desamassá-la não
conseguiram tirar as marcas dela.
-
Então, falem:
O
oleiro trabalha a massa, amassando-a para prepará-la para fazer o objeto que
projetou. As situações de vida que passamos também nos deixam marcas, tal qual
o que aconteceu com a folha de papel amassada. Mas, lembremo-nos de que estamos
nas mãos do oleiro, que sabe o que está fazendo.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz,
Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de
aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio
educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e
aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está
sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção,
vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma
satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é uma sala ou outro ambiente fechado para exibição do
filme, para que haja maior concentração dos alunos e não ocorram interferências
de som. Observe se há problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva
pode dificultar a visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o agendamento prévio do equipamento, em caso de uso
coletivo. Se for utilizar TV, observe se o tamanho da tela é adequado para que
todos vejam. Fique atento também para a altura do som, confirmem se todos estão
escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos: É recomendável que alguém que saiba
como organizar esta parte esteja disponível para tal fim, para que não haja
maiores imprevistos na instalação e/ou colocar equipamento para funcionar.
Tempo
de instalação dos equipamentos: Os equipamentos devem ser instalados e testados
antes do horário da aula, para que não ocorra perda do tempo da aula ou
execução do plano B.

Escolher
filmes adequados: A escolha adequada do filme é um dos fatores importantes para
que ocorra uma aula deste tipo com sucesso, para tanto, observe:
relação com o tema a ser estudado, filme compatível com a idade da
turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar algumas ideias contrárias a
Palavra de Deus, aproveite para analisar com os alunos como refutar tal ideia a
luz da Bíblia.
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o filme situa o aluno no contexto da aula
e do enredo. É interessante pedir aos alunos para anotar alguns pontos, durante
a exibição, para discussão posterior, e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes
longos são inadequados: Para o uso nas aulas da EBD, tendo em vista ter apenas
1 hora de duração em média, é bom escolher filmes de curta duração ou em caso
de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las,
que sejam mais significativos para ilustrar o tema.
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos: O professor precisa ter uma visão
geral sobre o filme, mesmo que tenha sido recomendado por outro colega,
observando a inadequação de imagens, linguagem e coerência com o tema, para
determinados tipos de classes.
Utilizar
o filme com objetivo pedagógico: O filme não deve ser usado para preencher o
tempo ou porque professor não se preparou para a aula. Pelo contrário, a
utilização do filme requer cuidado no planejamento, pois é necessário que haja
discussão e reflexão sobre o que foi exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
-
Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate ou ilustrar um tema.
-
Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do filme seja adequada ao tempo
de aula. Em caso de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes
para exibi-las.
-
Exibir o filme por partes, com paradas para discussão, promovendo a
participação do aluno.
- Repetir a exibição de
trechos do filme para enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme
requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser observada quanto
à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos deficientes
auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles sejam incluídos
no processo da aula.
-
Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em
Libras(primeira língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que
o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase
impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de forma
pausada.
-
Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical pode ser considerada
como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino e aprendizagem. É uma
das formas de transformar uma aula puramente unilateral, onde somente o
professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo, prazeroso e
reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.