Apresentem
as figuras abaixo e reflitam com os alunos sobre as dificuldades da
pessoa com deficiência e falta de informação daqueles que não possuem
deficiência.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da evangelização aos portadores de deficiência.
Enfatizar
que o evangelho é inclusivo.
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
-
É ruim não está incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou
Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
Da inclusão dos portadores de necessidades especiais no evangelho de Cristo.
-
Da Igreja oferecer condições para que os portadores de deficiências se sintam
integrados e que tenham acessibilidade.
8
– Para concluir, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
“E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”(Atos
10:34).
“Sai
depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e
mancos e cegos”(Lucas 14:21).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Sugestão para a conclusão do 3º.Trimestre de 2016:
Listar
os tipos de grupos para evangelizar apresentados nas lições;
Lembrar
quais as estratégias de evangelização para os grupos estudados no trimestre;
Cada
aluno ou mais de um aluno escolher um ou mais grupos para evangelizar durante a
semana;
Apresentar
o resultado da evangelização no próximo domingo.
Texto
Pedagógico
A
Inclusão na Escola Bíblica Dominical
A
Educação Inclusiva está fundamentada no direito ao acesso a escola para todos e
no respeito às diferenças. O olhar para o aluno com deficiência deve ser de um
sujeito capaz de responder as exigências do meio de acordo com as condições que
lhe são oferecidas e com a maneira particular que lhe é específica.
O evangelho anunciado por Jesus era inclusivo. Jesus demonstrou
amor pelos portadores de deficiência, curando-os, pregando a salvação e
ensinando os valores do reino. A igreja
precisa divulgar o evangelho para todos, incluindo os deficientes, cumprindo o
ide de Jesus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16:15 – grifo
nosso).
A
inclusão de pessoas portadoras de deficiência pode e deve ser praticada nas
classes de Escola Dominical. Que
atitudes devem ser observadas para a inclusão do aluno com deficiência na EBD? Observe
estes itens:
-
Não rejeitar o aluno com deficiência;
-
Acolher e integrar o aluno, procurando socializa-lo com os demais colegas;
-
Falar para os alunos que nós somos diferentes um dos outros e falar sobre mais
uma diferença – a deficiência;
- Não
se desesperar ao tomar conhecimento de que há na classe um aluno com
deficiência;
-
Fala com a família do aluno com deficiência sobre o comportamento dele, como
reagir em situações inesperadas e aprendizagem;
-
Procurar ajuda com quem já possui experiência nesta área;
-
Ler sobre a deficiência do aluno e como ele aprende;
- Não
ficar preso ao diagnóstico, a deficiência, ao problema;
- Entender
que o aluno com deficiência intelectual aprende de forma diferente, mas
aprende;
-
Observar como o aluno aprende e fazer as intervenções, adaptando as atividades
da aula;
- Organizar
o planejamento de aula, com atividades para todos os alunos, inclusive para o
portador de necessidade educativa especial.
Atentem
agora para as atitudes que não podem ser
aceitas por parte do professor, coordenador etc.:
- Rejeitar
o aluno;
- Aceitar
o aluno e fazer de conta que ele é invisível;
- Deixar
que os outros alunos coloquem apelidos ou fazer imitações relacionadas a
deficiência;
- Superproteger
o aluno com deficiência;
- Não
planejar atividades para o tipo de deficiência;
- Falar
que o aluno deficiente não aprende, que ele não sabe.
Um
aluno com deficiência física aprende como outro aluno sem deficiência, se ele
não tiver comprometimento mental. A dificuldade do aluno será certamente a
locomoção e a coordenação motora. Para melhor atender ao cadeirante é
importante que a acessibilidade esteja adequada, para que não haja barreiras
arquitetônicas que dificultem ou impeçam seu acesso às dependências da igreja.
Caso
o aluno tenha deficiência intelectual, ele também aprenderá da forma que lhe é
possível. Conteúdo abstrato é um fator de dificuldade para quem tem
comprometimento cognitivo. O professor deve exemplificar o assunto com
situações do cotidiano para favorecer a compreensão.
O
aluno com deficiência auditiva se comunica com gestos ou Libras(Língua
Brasileira de Sinais) ou pela leitura
labial do interlocutor. Se ele for oralizado, o professor deverá falar de
frente para o aluno e articular bem as palavras.
O
aluno com deficiência visual total ou parcial requer do professor o cuidado de
detalhar o conteúdo e falar o que está contido nos recursos visuais, como mapa,
cartaz, filme etc. O ideal seria o uso do Sistema Braille que serve para a escrita
e leitura, uma linguagem em código, aceita mundialmente.
Como
o professor deve agir, caso deseje exibir um filme e em sua classe há
portadores de deficiência auditiva e visual?
O filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser
observada quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos
deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles
sejam incluídos no processo da aula.
Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher
filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português). Se for
alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
Com
a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
igreja além de evangelizar os deficientes, também deve se organizar para
discipular aqueles que aceitam a Cristo. A Escola Dominical é o espaço ideal
para o ensino da Palavra de Deus, pois o recém-convertido participará de uma
classe específica. Os professores devem estar preparados para receber e ensinar
os alunos que tenham ou não deficiência. Mãos à obra!
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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