Dinâmica: Deus,
evangelista por amor
Um dos atributos de Deus é o amor. Seu amor pela humanidade
fez com que Ele se tornasse o primeiro evangelista. O Senhor foi à busca do homem
perdido e fez a primeira promessa de redenção já no livro de Gênesis (Gn 3.15).
Deus também fez do seu único Filho um missionário.
Objetivo:
Mostrar que o amor que o crente tem em seu coração procede
tão somente de Deus. Esse amor precisa ser demonstrado em atitudes.
Material didático:
Tiras de papel ofício e caneta.
Atividade didática:
Converse com os alunos a respeito do amor de Deus. Ele nos
amou tanto que enviou o seu Filho para morrerem nosso lugar(Jo 3.16). O amor de
Deus é incondicional. Precisamos amar as pessoas como Ele nos amou. Quem já
experimentou do amor de Deus tem um coração amoroso e missionário. Em seguida,
distribua as tiras de papel ofício e a caneta. Peça que os alunos formem
duplas. Depois, cada aluno deverá escrever, na tira de papel, uma tarefa para
que seu irmão cumpra (cantar um hino, falar um versículo, fazer uma careta
etc). Após todos terminarem, diga que eles serão surpreendidos. É que cada um
vai ler o que escreveu para o outro, só que quem escreveu é que vai executar a
tarefa que designou para o outro. Mostre que o amor de Deus em nossos corações
nos leva a desejar ao próximo aquilo que queremos para nós. Se desejamos que
toda nossa família seja salva e nos esforçamos para isso, precisamos também nos
esforçar para que outras famílias conheçam o amor de Deus e sejam alcançadas
pela Sua graça.
Fonte: Revista Ensinador Cristão
Adaptado por Roberto José
Dinâmica: A Evangelização
do mundo
A mensagem do evangelho deve ir a todas as extremidades da
Terra, porque a Salvação que Cristo consumou no calvário é para toda a
humanidade. A classe não pode negligenciar sua missão principal: alcançar o
homem com a mensagem do Evangelho.
Objetivo:
Estimular uma reflexão sobre a necessidade de cumprir a
missão evangelística iniciada por Deus.
Material didático:
Uma espiga de milho madura
copos descartáveis.
Atividade didática:
Faça a leitura em classe de Marcos 16.15-20 e, em seguida, explique
que A missão da igreja é
espiritual: Propagar a mensagem de salvação do evangelho. Distribua copos descartáveis para toda a turma e
apresente uma espiga de milho madura com casca. Explique que o milho só existe
porque um grão foi semeado, produzindo assim o fruto. Em seguida, diga que nós
também iremos semear “os grãos” (a Palavra de Deus) durante a semana no coração
dos não-evangélicos. Então, peça que cada aluno retire grãos de milho de espiga
madura, coloque-os dentro do copo descartável que recebeu e passe a espiga
adiante. Os alunos só deixaram de tirar os grãos quando não tiver mais nenhum
no sabugo. Depois disso, peçam que todos contem os números de grãos que
conseguiram colocar no copo. Encerre dizendo que os alunos deverão evangelizar
durante a semana o número de pessoas representado através dos grãos que ficaram
nos seus copos. Pode ser por meio de folhetos, telefonemas, e-mails, redes
sociais, de casa em casa. O importante é que se esforcem para atingir o número
de sementes do copo. Durante os três domingos seguintes, separe alguns minutos
para cada aluno relatar as bênçãos recebidas e expor o seu relatório
evangelístico. Cremos que muitas almas poderão chegar-se a Cristo através da
semeadura de cada aluno.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: O alcance da bênção de Abraão
Objetivo:
Refletir sobre o alcance da bênção de Abraão.
Material:
Papel
pequeno e colorido para cada aluno com a seguinte frase: “...em ti serão
benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
Procedimento:
-
Leiam Gênesis 12:1-3:
“Ora,
o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu
pai, para a terra que eu te mostrarei.
E
far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu
serás uma bênção.
E
abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti
serão benditas todas as famílias da terra”.
-
Falem: Acabamos de ler que através de Abraão todas as famílias da terra seriam
abençoadas, inclusive a minha e a sua família. Mas de que forma?
Através
da proclamação do evangelho, que nos alcançou! Isto já foi explicado na lição.
-
Entreguem para cada aluno um papel pequeno com a seguinte frase: “...em ti
serão benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
-
Agora, oportunizem aos alunos um momento para que eles contem como foram
alcançados pelo evangelho e também sua família. Para tanto, forneçam as seguintes
orientações:
O
aluno ler o conteúdo do papel que recebeu e conta de forma bem objetiva como
foi alcançado pelo evangelho como também sua família.
E
assim até que todos que desejem falar sobre a bênção da salvação.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Aprimoramento
do professor
Ensinar na Escola Bíblica Dominical requer do professor aprimoramento constante. De acordo com o
dicionário, “aprimorar” é melhorar a qualidade, aperfeiçoar. Para isto, é
necessário vontade, esforço e administração do tempo.
A Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus
aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a
palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Duas palavras chamam a atenção neste versículo: “procura”
e “aprovado”. Procurar por algo, requer esforço e tempo. O professor da EBD
deve destinar tempo para buscar subsídios para que se aprimore e possa ser julgado
como obreiro aprovado, por Aquele que lhe vocacionou. Ser aprovado está
relacionado a ter passado por uma análise e ter sido considerado aceitável, ter
obtido aprovação.
Outro ponto para o aprimoramento é a dedicação que o
docente deve ter para que ensine de forma que a aprendizagem seja mais
significativa para os alunos.
Observe estes alguns exemplos de personagens bíblicos que
passaram por aprimoramento na sua função ou profissão:
Os sidônios são mencionados como aqueles que sabiam
cortar madeira de forma que eram reconhecidos por este feito:
“Dá ordem, pois,
agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus
servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que
disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios”(I Reis 5:6
– grifo nosso).
O professor de Escola Dominical pode também ser
reconhecido por seus alunos como um excelente professor, que sabe ensinar como
ninguém, porque busca o aprimoramento.
Setecentos homens canhotos, filhos de Benjamim,
escolhidos, se destacaram por atirar com uma funda em um cabelo e não erravam:
“E
contaram-se naquele dia os filhos de Benjamim, das cidades, vinte e seis mil
homens que tiravam a espada, afora os moradores de Gibeá, de que se contaram
setecentos homens escolhidos. Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda
uma pedra em um cabelo, e não erravam”(Juízes 20:15,16 – grifo nosso).
Treinar
os escolhidos, os chamados para obra do ensino cristão, trará grandes
resultados para o crescimento da obra de Deus. Quando isto acontece a
probabilidade de acontecer ações inadequadas, por parte do professor, são pequenas.
Hirão,
da cidade de Tiro, foi convidado pelo rei Salomão para realizar uma obra em
cobre, pelo fato de ter sabedoria, entendimento e ciência neste ramo:
“E
enviou o rei Salomão um mensageiro e mandou trazer a Hirão de Tiro. Era ele
filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de
Tiro, que trabalhava em cobre; e era cheio
de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda a obra de cobre;
este veio ao rei Salomão, e fez toda a sua obra”(I Reis 7:13,14 – grifo nosso).
Observa-se
que Hirão destacou-se por saber fazer com conhecimento e prática, que
certamente aprendeu com seu pai. É, pois, um exemplo para os professores da
EBD, que devem buscar informação, transformá-lo em conhecimento e transmiti-lo
com sabedoria. A prática docente requer esta atitude.
Bezalel
foi escolhido, chamado por Deus, cheio do Espírito de Deus, de sabedoria, de
entendimento, de ciência para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata,
e em cobre, e em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira:
“Depois
falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel,
o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus,
de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, para elaborar
projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, e em lapidar pedras para
engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que
eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho
dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo
o que te tenho ordenado”(Êxodo 31:1-6).
O
Espírito Santo de Deus também pode capacitar os professores da EBD no ensino da
Palavra, enchendo-lhes de sabedoria e entendimento para ministrar de forma
adequada.
Apolo
é mencionado como aquele que era eloquente, poderoso nas escrituras, fervoroso
de espírito, falava e ensinava de forma cuidadosa:
“E
chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem
eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e,
fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor,
conhecendo somente o batismo de João”(Atos 18:24,25).
Ensinar
de forma diligente deve ser algo que todo professor deve buscar, para que seja
apto na função que exerce, com dedicação para o crescimento do reino de Deus,
não correndo o risco de ser considerado desqualificado por Deus. Vale ainda
acrescentar que o personagem bíblico Apolo traz um exemplo espiritual para o
professor, pois ele era fervoroso de espírito, instruído no caminho do Senhor.
Aprimorar-se
requer do professor preparo espiritual, teológico, secular e pedagógico. Que
tal espelhar-se nos exemplos dos personagens bíblicos citados?
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.