Dinâmica:
Justificados pela fé
Objetivo:
Compreender que somos justificados não por obras meritórias,
mas pela fé em Jesus.
Material didático:
Alguns bombons.
Quadro de giz.
Atividade didática:
Escreva no quadro de giz as seguintes perguntas: "Qual
o tema central desta lição?" , " O que significa a palavra
Justificação?", " Existem méritos humanos quando Deus justifica o
homem?", " A justificação pela fé torna a lei desprezível?" e “Por
que a lei não justificava o homem?” Escolha cinco alunos para que respondam.
Mesmo que os alunos errem as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um
prêmio". Dê um bombom para os alunos que participaram. Na sequência,
enfatize que, na verdade, eles não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas,
porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a justificação de Deus.
Diga que ninguém é justificado e recebe as bênçãos de Deus porque é bom. A justificação
e as bênçãos são presentes gratuitos de Deus dados por fé. Não somos justificados
porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas por causa da fé, do
amor, da compaixão e da bondade e da graça de Deus. Em seguida, leia e discuta
com os alunos os seguintes textos:
Rm 5.1 - A justificação é pela fé
Tg 2.24 - A justificação é pelas obras
Agora pergunte: Quem está certo, Tiago ou Paulo? A
justificação é por obras ou pela fé? Uns vão responder que Paulo está
certo, outros vão dizer que é Tiago, mas
uma parte vão dizer que são os dois. Então pergunte como pode me expliquem?
Explicação:
Diga que Paulo estava falando da pessoa que não conhece a
Deus e precisa conhecê-lo. Essa pessoa
não é justificada pelo Senhor trazendo em seu currículo as boas obras que
praticou, ele só precisa da fé. Enquanto que Tiago está se referindo a pessoa
que já conhece a Deus e já foi justificada por Deus pela fé, no entanto não
pratica as obras de um verdadeiro cristão, nesse caso, a fé apenas não pode
justifica-lo é preciso que sua fé seja evidenciada por obras que demonstre o
seu verdadeiro cristianismo.
Respostas das
perguntas:
-Qual o tema central desta lição? R. Justificação, somente pela fé em Jesus
Cristo
-O que significa a palavra Justificação? R. Declarar justo.
-Existem méritos humanos quando Deus justifica o homem? R.
Não, tudo é pela fé.
- A justificação pela fé torna a lei desprezível? R. Não,
porém homem algum foi capaz de cumprir a lei.
-Por que a lei não justificava o homem? Por que ela só
apresentava o problema e não a solução.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
Dinâmica:
A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis com o nome RÉU para cada aluno de um lado do
papel; do outro lado do mesmo papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23).
Papel com o nome ACUSADOR
Papel com o nome ADVOGADO DE DEFESA
Papel com o nome JUIZ
Papel com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem
inocente, pois foi justificado por Jesus”.
Procedimento:
- Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR,
ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
- Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás
deve está escrito o versículo, conforme descrição no item material.
- Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o
homem do seu pecado.
- Em seguida, vem o aluno representando Jesus como
advogado, defendendo o réu(o homem) e fala que morreu no lugar dele para que
tivesse perdão de seus pecados.
- Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a
sentença dele como juiz, declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Não
faça drama!
Saiba
como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de
aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da
atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e
aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo
da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a
realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do
professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A
utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos
detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo
em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo.
Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante
reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando
em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos,
uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo
suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela dramatização.
Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão de um tema.
Outro
fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de
forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos
de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os
alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser
observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro
de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem
na aula da EBD.
É
interessante que ao escolher um texto para dramatizar, o professor observe quem
são os personagens, quais as falas de cada uma delas, fazer cópias do texto já
organizado para dramatização para cada pessoa envolvida na representação, tanto
para os atores como para os figurantes, o narrador(se houver necessidade), para
que todos saibam o momento de sua fala, o tempo de permanecer ou sair da cena;
é importante também observar quais objetos poderão ser utilizados na
dramatização e a arrumação do ambiente.
As
vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento
da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração,
da motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo
representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As
desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos
podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD
não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as
possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida
como um instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de
analisar um tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na
representação, como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a
dramatização nas aulas de EBD?
Por Sulamita Macedo.
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