Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 30 de abril de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 5 – A PIA DE BRONZE: LUGAR DE PURIFICAÇÃO





INTRODUÇÃO

- Na continuidade do estudo do tabernáculo, analisaremos a pia de bronze.
- A pia de bronze revela a necessidade da santificação na vida espiritual.

I – A PIA DE BRONZE
- Na continuidade do estudo sobre o tabernáculo, nesta caminhada do exterior para o interior deste santuário, vamos hoje analisar a pia de cobre ou pia de bronze, a outra peça que ficava no pátio do tabernáculo.

- Por primeiro, devemos observar se a pia é de “cobre” ou de “bronze”, já que as traduções da Bíblia variam neste particular. A palavra encontrada em Ex.30:18 é “nhošeth” ( נְחשֶת ), que, por sua vez, é palavra derivada de “nhušath” ( נְחושָת ), que segundo a Bíblia de Estudo Palavras-Chave significa “cobre, bronze, aço”. Tem-se, portanto, que a palavra pode tanto ser traduzida por cobre ou por bronze.

- O bronze é uma liga metálica formada por cobre e estanho, que pode também conter outros elementos como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo e, como tal liga aumenta a resistência mecânica do cobre e a sua dureza sem alterar a ductibilidade, daí porque se entender que fosse mais plausível que os objetos fossem de bronze e não de cobre, ainda que, saibamos, houve um período em que primeiro foi utilizado o cobre e só depois o bronze na confecção de objetos metálicos e o período da fabricação destas peças esteja bem na transição entre estes períodos.

- As duas peças do pátio eram revestidas de cobre (ou bronze), pois ambas tipificam a justiça divina, a necessidade de se enfrentar a problemática do pecado, de se reparar a desobediência e a transgressão da humanidade em relação a Deus, que criou uma situação de inimizade entre Deus e os homens, que trouxe divisão entre Deus e a coroa da criação terrena (Is.59:2).

- Já vimos, na lição anterior, que o altar de sacrifício é um tipo da cruz de Cristo, o altar onde Jesus pagou o preço dos nossos pecados, fez-Se pecado por nós, para que n’Ele fôssemos feitos justiça de Deus (II Co.5:21). Ali, os pecados dos israelitas eram cobertos pelo sangue das vítimas e a ira de Deus aplacada. Na verdade, não só os pecados dos israelitas, mas os de todo o mundo, já que o sacrifício contínuo (Nm.28:1-8) trazia a cobertura de todos os pecados até que o Cordeiro de Deus os tirasse do mundo (Jo.1:29).

- Mas, em seguida ao altar de sacrifícios, como pode muito bem ser visto na capa da revista deste trimestre, havia uma pia de cobre (ou bronze), cuja descrição se encontra em Ex.30:17-21.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.