Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Subsídio Lição 2 - Os artesãos do tabernáculo



INTRODUÇÃO

- Dando início ao estudo da tipologia do tabernáculo, estudaremos hoje os artesão do tabernáculo.

- A obra de Deus deve ser feita com capacitação espiritual.

I – A PRIORIDADE DAS PESSOAS EM RELAÇÃO ÀS COISAS
- Dando início ao estudo da tipologia do tabernáculo, notadamente no que concerne à simbologia da obra redentora de Cristo Jesus, estudaremos, por primeiro, os artesãos do tabernáculo.

- É de se elogiar a conduta tomada pelo Setor de Educação Cristã da Casa Publicadora das Assembleias de Deus que resolveu começar o estudo do tabernáculo pelas pessoas que elaboraram todas as peças do tabernáculo, tornando realidade o modelo que havia sido apresentado a Moisés no monte.

- Tal atitude é perfeitamente bíblica e nos traz uma importante lição: a de que as pessoas têm prioridade em relação às coisas. Esta verdade bíblica tem sido frequentemente esquecida e contrariada em nossos dias, onde, como alguém já disse, em vez de amar as pessoas e usar as coisas, tem-se que se usam os seres humanos e se amam as coisas.

- Quando Deus criou o homem, disse que ele dominaria sobre toda a criação terrena (Gn.1:26), de modo que pôs o homem acima de tudo quanto mais existe sobre a face da Terra, motivo pelo qual é o ser humano chamado de “coroa da criação”, expressão extraída do Sl.8.

- Esta prioridade do homem em relação a tudo o mais advém do próprio Senhor e isto notamos quando Deus quis que o povo de Israel subisse o monte após o longo sonido da buzina no monte Sinai. Seu objetivo era estabelecer com os filhos de Israel uma comunhão perfeito, Seu alvo era o povo, as pessoas.

- Tendo falhado a fé dos israelitas, tornou-se necessário que o Senhor Se fizesse presente no meio do povo, pois Sua preocupação prosseguia sendo com os israelitas. Deus sabia que os filhos de Israel necessitavam da Sua direção e companhia para poderem chegar e conquistar Canaã, pois sem Ele, nada podemos fazer (Jo.15:5 “in fine”).

- Assim, quando vai instruir Moisés a respeito da construção do tabernáculo, começa pelas pessoas. A instrução começa com a seguinte orientação: “Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada, de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a Minha oferta alçada” (Ex.25:1).

- O tabernáculo começa com as pessoas, com os filhos de Israel. Eram eles a prioridade do Senhor, o tabernáculo só seria construído para que Deus pudesse Se relacionar com os israelitas, para que os israelitas pudessem cultuar e adorar a Deus e para que Deus pudesse perdoar-lhes os pecados e guiá-los até Canaã e, em Canaã, orientá-los até que viesse o profeta que completaria a obra que Moisés não tinha tido condições de realizar.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.