Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Subsídio LIÇÃO Nº 8 – SOBRIEDADE NA OBRA DE DEUS


INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Levítico, estudaremos a respeito da sobriedade na obra de Deus.
- A sobriedade e o equilíbrio são indispensáveis na vida cristã.

I – O USO DA BEBIDA FORTE NA BÍBLIA SAGRADA
- Na sequência do estudo do livro de Levítico, estudaremos a respeito da sobriedade na obra de Deus.
- No livro de Levítico, vemos, logo após o episódio do fogo estranho diante do altar, uma determinação do Senhor a Arão no sentido de que os sacerdotes não poderiam beber nem vinho nem bebida forte quando entrassem na tenda da congregação (Lv.10:9), ou seja, jamais poderiam ingerir bebida alcoólica quando estivessem a oficiar.

- A primeira menção que a Bíblia Sagrada faz a respeito da ingestão de álcool é em Gn.9:20,21, quando dá notícia de que Noé plantou uma vinha e, ao produzir o vinho, acabou por se embebedar, tendo-o feito por acidente, certamente, já que, diante das novas condições climáticas advindas após o dilúvio (Gn.8:22), não tinha tido conhecimento a respeito da fermentação do suco da uva.

- Mesmo se tendo uma embriaguez acidental, o texto sagrado é claríssimo ao apontar que esta circunstância é extremamente danosa para a vida humana, pois, em virtude da embriaguez, Noé acabou expondo a sua nudez no meio da sua casa, tendo seu filho Cão o visto nu, ocasião em que, então, avisou seus dois irmãos, tendo Sem e Jafé, sem contemplar a nudez do pai, coberto a nudez de seu pai (Gn.9:22,23). Quando Noé despertou do seu vinho e soube o que acontecera, amaldiçoou seu neto Canaã, o primogênito de Cão (Gn.9:24,25).

- A narrativa deste episódio mostra-nos, de pronto, que o consumo de bebidas alcoólicas traz um sério prejuízo à vida familiar, visto que, em virtude da embriaguez de Noé, ocorreram diversos males.

- O primeiro deles foi a insensatez de Noé. Noé, um homem que achara graça diante de Deus, o patriarca de toda a humanidade, em virtude da embriaguez, simplesmente ficou nu no meio de sua tenda, passou a agir sem qualquer razão, de forma desatinada e enlouquecida. Ora, sabemos todos que a razão é um dos atributos essenciais do ser humano, a própria diferenciação dele em relação às demais criaturas terrenas.

- O álcool faz com que o homem perca este norte que lhe foi concedido por Deus e, portanto, seja capaz de realizar atos impensados e totalmente inconsequentes, cujos efeitos são, muitas das vezes, irreversíveis.

- O fato de Noé ter ficado nu demonstra que ele perdeu a razão, tendo, certamente, passado a ter uma conduta inconveniente. A nudez, não nos esqueçamos, é símbolo da falta de Deus na vida, pois foi a

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.