Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

LIÇÃO Nº 2 – A SALVAÇÃO NA PÁSCOA JUDAICA

QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A obra da salvação; Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida
COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

A Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO
- Sendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.
- A Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus.

I – O CRISTOCENTRISMO DA BÍBLIA E A CONSEQUENTE TIPOLOGIA DA SALVAÇÃO
- No estudo sobre a doutrina da salvação, nosso comentarista traz um importante tópico a respeito da salvação na Páscoa Judaica, que não só traz as lições da referida festividade israelita com relação à salvação, mas nos permite também ver o cristocentrismo da Bíblia Sagrada e como isto nos leva à conclusão de que as Escrituras são uma revelação do plano da salvação da humanidade em Cristo Jesus.
- Temos nesta lição, também, a oportunidade de observar a chamada “tipologia bíblica”, “…uma correspondência análoga em que eventos, pessoas e lugares anteriores na história da salvação tornam-se padrões por meio dos quais eventos posteriores, pessoas, etc. são interpretados" (G. R. Osborne). “Os tipos são um conjunto de quadros, diretamente da mão de Deus pelo qual Ele ensinaria para o Seu povo coisas incompreensíveis”(O que é um tipo? Disponível em: http://www.jesusnet.org.br/tabernaculo/tipologia.htm Acesso em 19 jun. 2009).
- Todos sabemos que o assunto da Bíblia Sagrada é Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O próprio Senhor disse que as Escrituras d’Ele testificam (Jo.5:39) e, portanto, tudo quanto foi revelado por Deus ao homem tem como objetivo mostrar e testificar de Jesus, o Salvador do mundo e, por conseguinte, todos os relatos e profecias que foram escritos por inspiração do Espírito Santo têm o condão de mostrar como Deus cumpriu a Sua promessa de trazer salvação ao homem e restaurar a comunhão perdida com a entrada do pecado no mundo.
- Neste ponto, vemos que a doutrina da salvação é o principal ensino que se extrai destes “tipos”, destas “figuras” que, ao longo da revelação progressiva de Deus nas Escrituras, vai demonstrando o cumprimento daquilo que fora prometido pelo Senhor no exato dia da queda da humanidade.
- O desenrolar da narrativa bíblica tem como objetivo primordial mostrar como se deu a execução do plano salvífico de Deus e como o Senhor Se empenhou para que cumprir a Sua Palavra. A história da humanidade nada mais é que esta demonstração do zelo divino para que houvesse tal cumprimento (Jr.1:12).
- A sequência dos episódios narrados nas Escrituras revela-nos este objetivo. Muito se fala, por exemplo, do “rastro de sangue” que permeia a Bíblia Sagrada, rastro este iniciado com o animal sacrificado pelo próprio Deus para que, de sua pele, se fizessem as primeiras vestes dignas do nome para os seres humanos (Gn.3:21) e que só termina com os mártires do período da Grande Tribulação (Ap.13:7; 16:6) . Este “rastro de sangue” nada mais é que uma demonstração da necessidade de derramamento de sangue para a remissão (Hb.9:22), algo que está relacionado com o “ferimento do calcanhar” da promessa da redenção (Gn.3:15).


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





2 comentários:

  1. A paz irmãos.
    Quem é o autor do site de referência "http://www.jesusnet.org.br/tabernaculo/tipologia.htm"? Sou secretário da EBD e estou querendo indicar o texto mas no site não tem nenhuma referência do(s) autor(es) e os professores podem questionar.

    ResponderExcluir
  2. Paz prezado irmão, o arquivo pdf contém as referências logo acima, "portal escola dominical" comentarista: Ev. Caramuru Afonso Francisco, o site que o irmão mencionou é uma referência que o comentarista citou em seu estudo disponibilizado. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Faça sua pergunta.